Legislativo investe em novas ferramentas para melhor atender a população e tornar a administração mais eficiente e transparente Crédito: Divulgação
A Câmara Municipal de Extrema está investindo pesado em infraestrutura tecnológica. Nos últimos quantro anos, muita coisa mudou. O voto dos vereadores no plenário passou a ser digital, feito por meio de tablets. Todo o sistema da Secretaria Parlamentar foi otimizado. Novos roteadores e equipamentos substituíram as máquinas antigas. E a gestão segue avançando em tecnologia para aperfeiçoar processos, aumentar a eficiência e melhorar a comunicação entre os vereadores, servidores e cidadãos.
Uma das principais inovações é a implantação da tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol), que substitui as linhas telefônicas tradicionais por chamadas realizadas via internet. Com o VoIP, a Câmara passa a realizar ligações de forma mais econômica e com maior qualidade, além de contar com recursos adicionais, como videoconferência, transferência de chamadas, gravação e relatórios detalhados das ligações.
Já o OCS Inventory assegura uma gestão eficiente do parque tecnológico do Legislativo. Essa ferramenta permite realizar um inventário completo de todos os equipamentos, incluindo hardware, software e licenças, facilitando o controle de ativos. Por meio da rede, o OCS Inventory possibilita a identificação rápida de problemas e a otimização das atividades de manutenção.
A Câmara também implantou o Zabbix integrado ao Grafana, uma plataforma completa para monitoramento do tráfego de rede e dos recursos dos servidores. Com essa solução é possível acompanhar o desempenho em tempo real, identificar falhas e gargalos, prever tendências e tomar decisões mais assertivas com base em dados atualizados. A integração com o Grafana permite a visualização gráfica e personalizada das métricas, facilitando a análise e proporcionando uma gestão proativa dos recursos tecnológicos.
Além disso, a Câmara Municipal e seus anexos (Casa do Cidadão, Procon e UAI) estão interligados por fibra óptica, garantindo uma conexão de alta velocidade e confiabilidade entre os locais. As redes internas são segregadas por VLANs, proporcionando maior segurança e eficiência na gestão do tráfego de dados. A rede wireless, por sua vez, é robusta e composta por equipamentos de ponta da Ubiquiti, com gerenciamento centralizado através de um controlador web. Esse conjunto de soluções visa oferecer maior segurança, estabilidade e flexibilidade, permitindo a criação de redes Wi-Fi de alta performance e o controle centralizado de todos os dispositivos conectados.
Para o gerente administrativo do CAC, Fabricio Santana, essa renovação na infraestruturua de comunicações demonstra o compromisso da Câmara de Extrema com a modernização e a eficiência.
“A iniciativa representa um passo importante para construir um futuro mais digital, seguro e conectado para todos”, disse.
A implementação de novas tecnologias também proporciona redução de gastos, permite que os servidores trabalhem de forma mais eficiente e produtiva, facilita a comunicação interna e externa e contribui para a transparência dos processos legislativos.