Yamandú Orsi, aliado de Pepe Mujica, derrota Alvaro Delgado e é o novo presidente do Uruguai

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Yamandú Orsi pela vitória nas eleições presidenciais do Uruguai neste domingo (24). Lula destacou que o resultado representa uma “conquista para toda a América Latina e o Caribe”. O novo presidente do Uruguai assume em 1º de março de 2025.

Yamandú Orsi e Álvaro Delgado disputaram as eleições no Uruguai – Foto: Reprodução/ND

Segundo Lula, Brasil e Uruguai continuarão trabalhando juntos no Mercosul e em outros espaços para promover o desenvolvimento sustentável, a paz e a integração regional. As informações são do portal R7.

Orsi foi eleito no segundo turno ao derrotar Alvaro Delgado. O novo presidente é aliado do ex-presidente Pepe Mujica, enquanto Delgado contava com o apoio do atual presidente, Luis Lacalle Pou.

As pesquisas apontavam um cenário de empate técnico entre os candidatos. Especialistas atribuíram a alta indecisão e apatia dos eleitores às campanhas pouco expressivas e ao consenso sobre temas-chave.

A disputa foi centrada em debates sobre impostos e gastos sociais, evitando o discurso anti-establishment que tem impulsionado populistas em outras regiões.

Até as 22h de domingo, o candidato contabilizava cerca de 49% dos votos válidos contra 46% de Álvaro Delgado, com mais de 90% das urnas apuradas.

Orsi assume como novo presidente do Uruguai em março de 2025

O novo presidente é aliado do ex-presidente Pepe Mujica – Foto: Instagram/Reprodução/ND

Quando Yamandú Orsi assumir a presidência em 1º de março, encontrará um cenário econômico com previsão de crescimento de 3,2% neste ano, segundo o FMI. A inflação também apresentou queda nos últimos meses.

Entre suas propostas estão incentivos fiscais para atrair investimentos e reformas previdenciárias que incluem a redução da idade de aposentadoria. Por outro lado, Delgado defendia a continuidade das políticas pró-mercado de Lacalle Pou e a busca por um acordo comercial direto com a China, tema que gerou controvérsia dentro do Mercosul, que prefere negociações em bloco.

Quem é Yamandú Orsi, vencedor das eleições no Uruguai

Orsi tem raízes no comércio local e assume em março de 2025 como novo presidente do Uruguai

Orsi tem raízes no comércio local e assume em março de 2025 como novo presidente do Uruguai – Foto: Reprodução R7/ND Mais

Formado em História em 1991, Orsi trabalhou como professor em escolas do interior até 2005, quando iniciou sua trajetória política no governo de Canelones, atuando como secretário-geral por quase uma década e depois como prefeito por dois mandatos consecutivos.

Em junho deste ano, ele renunciou ao cargo para disputar as primárias da Frente Ampla, onde obteve mais de 60% dos votos, superando a ex-prefeita de Montevidéu, Carolina Cosse. Ela, apoiada por comunistas e socialistas, tornou-se sua vice na chapa vencedora.

Orsi também tem raízes no comércio local, tendo ajudado na loja de seus pais na juventude. Em 1989, ingressou no Movimento de Participação Popular, fundado por Mujica, que é hoje o principal partido da coalizão da Frente Ampla.

*Com informações do portal R7

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.