Diversidade marca a 2ª edição do Delas Summit, realizado em Florianópolis

Empreender já é um desafio. Sendo mulher, e muitas vezes mãe, os obstáculos podem ser ainda maiores. Pensando nisso, o Delas Summit 2024 criou uma estrutura inclusiva para receber e atender com excelência as 4,5 mil participantes que marcaram presença no evento, realizado no CentroSul, em Florianópolis.

Diversidade marca a 2ª edição do Delas Summit, realizado em Florianópolis - Delas Summit/Divulgação

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Diversidade marca a 2ª edição do Delas Summit, realizado em Florianópolis – Delas Summit/Divulgação

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“Sabemos que muitas mulheres deixam de participar de espaços de aprendizado e networking por dificuldades como a falta de quem cuide dos filhos. Por isso, criamos áreas inclusivas, como o Espaço Kids e o espaço para amamentação, para que elas pudessem participar com tranquilidade”, destacou Marina Barbieri, gestora do Sebrae Delas Mulher de Negócios, Programa do Sebrae/SC, idealizador do evento.

Além disso, pessoas neurodivergentes contaram com uma sala neurodiversa, projetada para oferecer acolhimento em momentos de crise ou quando precisassem de um espaço tranquilo. Toda a área do evento foi 100% acessível, com tradução em tempo real de todas as palestras para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“Nossa programação foi pensada para abraçar a diversidade das mulheres em todas as suas dimensões. A pluralidade estava presente não só no conteúdo, mas também nas histórias das palestrantes, que incluíram mulheres negras, trans e com deficiência. Somos diversas, e essa diversidade é a nossa potência!”, completou Marina.

Brincar também deve ser inclusivo

Daniela Silva, do Oliveiras Ateliê, compartilhou sua experiência como expositora no espaço de inclusão socioprodutiva do Sebrae durante o Delas Summit. Inspirada pelo sobrinho com deficiência auditiva, Daniela começou a confeccionar bonecos personalizados que representam pessoas com diferentes características, como cegueira, amputação, vitiligo, autismo e cadeirantes.

“É a primeira vez que exponho em um evento do Sebrae, e tem sido incrível. Estou conhecendo outros trabalhos, trocando experiências e recebendo um retorno muito positivo do público”, afirmou Daniela.

Resiliência como tema central

Entre as palestrantes principais do segundo dia estavam a jornalista Rafa Brites e a empreendedora social Andrea Schwarz, que abordaram a importância da resiliência no empreendedorismo feminino.

Para Rafa, a criatividade e o sucesso estão diretamente ligados a ambientes acolhedores. “A criatividade floresce em lugares onde nos sentimos seguras para expor ideias. Mesmo sugestões consideradas absurdas podem ser disruptivas e transformar negócios”, pontuou.

Andrea, por sua vez, destacou que a verdadeira inspiração vem das conquistas das pessoas sobre as suas deficiência, e não da deficiência em si. “A representatividade é a base da autoestima. Quero ser um elo para mostrar às mulheres com deficiência que elas podem chegar onde quiserem”, enfatizou.

ESG em pauta

As práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) também foram tema de destaque no último dia do evento. Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae, mediou um talk com Indianara Dias, gerente de Impacto Positivo da AMBEV, que compartilhou sua trajetória de superação e liderança.

“Empreender foi uma necessidade. Comecei com um restaurante na favela, e hoje crio estratégias de negócios na AMBEV, conectando o impacto social ao business da empresa. A pauta ESG não é optativa, mas algo que deve estar integrado às metas e à visão do negócio”, ressaltou Indianara.

Margarete reforçou a importância do empreendedorismo feminino para o futuro do Brasil. “Embora representemos 34% dos negócios no país, somos as que mais desejam empreender. Precisamos lutar por condições mais justas, como a redução de tributos e juros, e buscar oportunidades junto às grandes empresas para crescer juntas”.

O Delas Summit contou com mais de 150 expositoras, pequenas empresas lideradas por mulheres, 30 parceiros, 90 palestrantes em nove palcos simultâneos e 16 horas de programação, sendo 126 horas de palestras. Além disso, todas as 27 unidades federativas do Brasil estiveram representadas pelas participantes do evento, demonstrando o sucesso dessa edição que teve o Sebrae Nacional como parceiro.

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