MT é o estado do Centro-Oeste com maior taxa de assassinato por arma de fogo


Pesquisa mostra que proporção de homicídios com armas de fogo no estado é de 34,9 mortes a cada 100 mil homens. Informações fazem parte de uma pesquisa divulgada pelo Instituto Sou da Paz
Reprodução/Unsplash
📊Mato Grosso é o estado da região Centro-Oeste com a maior taxa de homicídios por arma de fogo, com 34,9 mortes a cada 100 mil homens, segundo uma pesquisa realizada com dados de 2022 pelo Instituto Sou da Paz, divulgada na última quarta-feira (20).
O levantamento mostra que para homens negros, a taxa de homicídios no estado é de 39,9 por 100 mil, enquanto para o restante da população masculina a taxa observada é de 24,4.
A pesquisa também afirma que, em geral, a taxa de assassinatos das capitais é superior à dos respectivos estados. No entanto, em Mato Grosso as taxas estaduais são o dobro do que as observadas em Cuiabá.
Segundo o Instituto, isso se dá por dois fatores, sendo eles, a estabilização das disputas territoriais entre organizações criminosas pelo controle do tráfico de drogas e a intensificação das atividades policiais.
O estudo alega que, a partir de 2016, houve o restabelecimento da facção dominante na capital, o que resultou em uma redução nas taxas de homicídios por arma de fogo, indicando uma possível estabilização nas disputas.
Leia também:
5 dados que explicam por que arma de fogo virou crise de saúde pública nos EUA
Taxa de assassinato de homens negros por arma de fogo é três vezes maior do que a de não negros no Brasil
Por outro lado, o levantamento mostra um aumento da violência armada no interior do estado, nos últimos três anos. Assim, ocorre uma inversão, e surge um novo cenário, com o interior registrando as mais altas taxas de violência.
Cenário nacional
O Brasil observa uma tendência de redução de homicídios desde 2018. Entre 2022 e 2023, esses crimes caíram 3,4%, chegando ao patamar de 46 mil registros, segundo dados divulgados em julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Mesmo com a redução observada nos últimos anos, o perfil das vítimas segue similar, com prevalência de homicídios de pessoas negras.
➡️ A região Nordeste concentrou em 2022 a maior proporção de crimes dessa natureza, com 48% do total, e apresenta a maior taxa de homicídios por arma de fogo, com 57,9 mortes por 100 mil homens.
➡️ A região Norte responde, segundo a análise do instituto, por 13% dos homicídios registrados no país, mas apresenta a segunda maior taxa de homicídios masculinos, com 48,9 mortes por cem mil homens.
➡️ O Centro-Oeste brasileiro representa a menor proporção de casos, 7%, e a terceira taxa de homicídios por arma de fogo (26,6).
➡️ O Sudeste é responsável por 21% dos homicídios masculinos, mas tem menor taxa entre as regiões, com 16,2 por 100 mil homens.
➡️ Já na região Sul foram registrados 11% dos homicídios e taxa de 23,1 por cem mil homens.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.