Nível intermediário na escala de sinais meteorológicos, o alerta laranja representa um cenário climático que exige atenção dos cidadãos e entidades responsáveis pela infraestrutura urbana. O real significado do alerta laranja na previsão do tempo é o de perigo, sinalizando um risco de moderado a alto da ocorrência de adversidades no clima.
O significado do alerta laranja na previsão do tempo
Enquanto o sinal amarelo indica um aviso de perigo, o alerta laranja representa um evento climático que já está acontecendo e gerando danos significativos para os habitantes de uma região.
A escala de alerta de previsão do tempo por cores, que aqui no Brasil é elaborada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), é fruto de uma convenção global utilizada por vários institutos tecnológicos ao redor do mundo, trazendo clareza para a comunicação da informação.
Assim, o significado do alerta laranja é de atenção e que as condições climáticas podem se tornar perigosas e exigem cuidados especiais, tanto da população quanto das autoridades competentes.
Quando o alerta laranja é emitido?
O alerta laranja representa um reforço para a realização de precauções quanto a mudanças no clima que já estão ocorrendo em determinada região, podendo ser relativo ao índice de chuvas, como também a intensificação de um período de seca e estiagem.
Por padrão, o alerta laranja é emitido quando há onda de calor anormal, que eleva a temperatura máxima 5º graus ou mais por dias consecutivos, por exemplo.
Para a chuva, o alerta laranja é enviado quando o índice pluviométrico chega a 60mm/h ou 100mm por dia. Os ventos ficam mais intensos e chegam perto dos 70km/h.
Essa combinação pode gerar danos materiais mais graves, como alagamentos, desabamentos, quedas de árvores e postes e suspensão do fornecimento de energia.
Como se proteger durante o alerta laranja
Assim como nos outros casos, é fundamental que o cidadão se abrigue em lugar confiável e se mantenha atualizado sobre a previsão do tempo.
Além de seguir as recomendações das autoridades, é aconselhado evitar locais próximos a encostas e margens de rios, bem como se proteger durantes as tempestades.
Uma boa prática de prevenção é montar um kit de emergência, com itens como água potável, lanterna, alimentos não perecíveis e rádio portátil, uma muda de roupas, para casos em que seja necessário desocupar o imóvel momentaneamente.
Lembre-se de que em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros (193) e a para a Defesa Civil (199).