Com a proximidade da Black Friday, que será na próxima sexta-feira (29), a Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Itajaí compartilhou algumas recomendações aos consumidores da cidade.
O órgão faz um alerta em especial para golpes que são realizados nesse período, além disso, também destaca algumas precauções que as pessoas podem adotar para fazer compras seguras.
O Procon recomenda que os clientes pesquisem preços, prazos de entrega e de troca dos produtos, assim como as formas de pagamento, antes de efetivar a compra. Essas práticas servem para evitar compras indesejadas.
Além disso, o órgão destaca que, ao realizar compras online, é aconselhável verificar a reputação da empresa. A consulta pode ser feita através das páginas do governo ou pelo reclame aqui.
Compras online na Black Friday
Conforme o Procon de Itajaí, ao realizar compras no comércio eletrônico, o consumidor deve verificar se, no canto esquerdo do endereço do link, se encontra a imagem de um cadeado.
Este é um item de segurança para evitar sites maliciosos que tentam obter informações pessoais do comprador. Outra dica importante é guardar uma cópia do registro da compra online.
O órgão municipal também frisa que a importância do cliente verificar se, no site de compra, estão presentes o nome do fornecedor, CNPJ, telefone, endereço e e-mail de contato.
Além disso, devem constar a descrição completa do produto, o preço à vista, as condições da oferta, o prazo de entrega, o valor do frete e a orientação sobre desistências no prazo de sete dias.
O Procon também aconselha que os consumidores paguem os itens no cartão de crédito para facilitar a devolução em caso de desistência da compra ou de fraude. Além de destacar a importância de não clicar em links duvidosos de ofertas recebidas por e-mail, WhatsApp ou SMS.
Compras em lojas físicas
Para as compras realizadas em lojas físicas, o Procon alerta que não existe o direito de arrependimento para trocar o item dentro de sete dias após a compra. Nas lojas físicas, a troca é obrigatória apenas se a empresa informar por escrito durante a negociação ou na oferta.
O órgão também destaca que, ao adquirir um item e for constatado o vício do produto, o objeto deve ser enviado para a assistência técnica para conserto, a menos que a oferta preveja a troca imediata no estabelecimento durante determinado prazo.
Denúncias e reclamações
Em caso de reclamações, o consumidor deverá fazer contato com a empresa e guardar protocolos ou e-mails. Não havendo solução, poderá fazer sua reclamação on-line, através da plataforma do governo ou utilizando o site do Procon. Para atendimento presencial, o agendamento pode ser feito no site do Procon ou pelo telefone 151.