Black Friday se aproxima e Procon de Itajaí alerta contra golpes

Com a proximidade da Black Friday, que será na próxima sexta-feira (29), a Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Itajaí compartilhou algumas recomendações aos consumidores da cidade.

O órgão faz um alerta em especial para golpes que são realizados nesse período, além disso, também destaca algumas precauções que as pessoas podem adotar para fazer compras seguras.

Procon de Itajaí faz alerta sobre Black Friday – Foto: SECOM Itajaí/ Divulgação

O Procon recomenda que os clientes pesquisem preços, prazos de entrega e de troca dos produtos, assim como as formas de pagamento, antes de efetivar a compra. Essas práticas servem para evitar compras indesejadas.

Além disso, o órgão destaca que, ao realizar compras online, é aconselhável verificar a reputação da empresa. A consulta pode ser feita através das páginas do governo ou pelo reclame aqui.

Compras online na Black Friday

Conforme o Procon de Itajaí, ao realizar compras no comércio eletrônico, o consumidor deve verificar se, no canto esquerdo do endereço do link, se encontra a imagem de um cadeado.

Este é um item de segurança para evitar sites maliciosos que tentam obter informações pessoais do comprador. Outra dica importante é guardar uma cópia do registro da compra online.

O órgão municipal também frisa que a importância do cliente verificar se, no site de compra, estão presentes o nome do fornecedor, CNPJ, telefone, endereço e e-mail de contato.

Compras online durante as promoções precisam de atenção – Foto: SECOM Itajaí/ Divulgação

Além disso, devem constar a descrição completa do produto, o preço à vista, as condições da oferta, o prazo de entrega, o valor do frete e a orientação sobre desistências no prazo de sete dias.

O Procon também aconselha que os consumidores paguem os itens no cartão de crédito para facilitar a devolução em caso de desistência da compra ou de fraude. Além de destacar a importância de não clicar em links duvidosos de ofertas recebidas por e-mail, WhatsApp ou SMS.

Compras em lojas físicas

Para as compras realizadas em lojas físicas, o Procon alerta que não existe o direito de arrependimento para trocar o item dentro de sete dias após a compra. Nas lojas físicas, a troca é obrigatória apenas se a empresa informar por escrito durante a negociação ou na oferta.

O órgão também destaca que, ao adquirir um item e for constatado o vício do produto, o objeto deve ser enviado para a assistência técnica para conserto, a menos que a oferta preveja a troca imediata no estabelecimento durante determinado prazo.

Compras em lojas físicas também exigem cuidados – Foto: SECOM Itajaí/ Divulgação

Denúncias e reclamações

Em caso de reclamações, o consumidor deverá fazer contato com a empresa e guardar protocolos ou e-mails. Não havendo solução, poderá fazer sua reclamação on-line, através da plataforma do governo ou utilizando o site do Procon. Para atendimento presencial, o agendamento pode ser feito no site do Procon ou pelo telefone 151.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.