BMW traz versão ‘apimentada’ do SUV X2 por R$ 512,9 mil; veja o teste do g1


Versão esportiva M35i tem motor 55% mais potente, e é bastante divertido nas pistas sem deixar de ser confortável para o uso na cidade. O duro é pagar mais de meio milhão de reais. BMW X2 M35i
divulgação/BMW
Apesar de ser conhecidíssima por seus sedãs, a BMW nunca deixou de aproveitar o entusiasmo dos brasileiros pelos SUVs. E vem mais um em 2025.
Em seu evento anual de apresentação dos lançamentos, realizado em novembro, a novidade da marca foi a chegada da versão esportiva do X2, o M35i. O preço de venda é de R$ 512.950.
Agora, a linha X2 tem três opções disponíveis:
O xDrive20i M Sport, de “entrada” e com motorização mais modesta, por R$ 391.950;
O iX2 xDrive30i, com propulsor 100% elétrico, por R$ 446.950.
A versão M35i ganha reforço onde se espera de um SUV com pretensão esportiva: o motor, com bloco 2.0 turbo.
A potência é de 317 cv, um aumento de 55,39% contra a versão xDrive20i. São 113 cv a mais, que equivaleriam a um motor 1.0 turbo do Polo TSI.
O conjunto leva ainda 40,78 kgfm de torque, um ganho de 10,19 kgfm contra o X2 de entrada.
A versão M35i dispõe ainda de suspensão adaptativa, que permite ajustes de acordo com a necessidade do carro.
Na cidade, onde a esportividade não é o foco e existem obstáculos como lombadas e buracos, o veículo pode rodar mais elevado, com mais espaço para absorção de impactos.
Na estrada ou na pista, a suspensão em modo esportivo fica mais baixa. Assim, o carro encontra menor resistência do ar, e ganha desempenho em alta velocidade. Outra vantagem é o controle do veículo em curvas, além de respostas melhores da direção.
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BMW X2 M35i
Como anda o BMW X2 M35i
O g1 testou a nova BMW X2 M35i na pista do Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). O incremento de potência traz arrancadas realmente mais fortes, e acelerações também mais vigorosas.
A suspensão foi eficiente ao reduzir os impactos da faixa zebrada, mas sem exageros na maciez em um circuito que simulava curvas fechadas de um uso urbano.
Suspensão menos macia é crucial para segurança em um carro com pretensões de acelerar mais. Ela garante mais estabilidade em curvas velozes, uma necessidade não presente em um veículo de passeio convencional.
Como contraponto, o X2 M35i não segurou curvas mais aceleradas. É o peso de aliar esportividade a um SUV, em que o centro de gravidade fica mais elevado e acaba se “segurando menos no chão” do que um sedan, por exemplo. A carroceria também inclinou em momentos de curvas mais fechadas.
Em cenário de estrada, nenhum destes pontos faz diferença. Com velocidade reduzida para 120 km/h, o novo X2 mostra o conforto ideal para longas viagens.
A posição mais elevada de pilotagem dá ampla visão de tudo que acontece no entorno do veículo. O acabamento encaixou perfeitamente em um carro de luxo e não usa dos plásticos de veículos baratos.
O espaço do porta-malas chamou atenção. São 560 litros, com espaço superior ao típico de um SUV. Assim, malas mais altas podem ser colocadas por lá, sem bater na tampa.
Contra os concorrentes, o M35i tem como méritos o visual mais moderno, um motor forte e uma lista ampla de equipamentos. (veja a lista abaixo)
O rival mais óbvio é o Audi Q5 Sportback TFSIe. Ele custa R$ 2 mil a menos no Brasil e entrega mais potência (367 cv). O torque é menor, de 35,7 kgfm, mas é entregue de forma instantânea por ser um veículo híbrido plug-in.
A eletrificação do Q5 também permite dirigir apenas no modo elétrico por 38 quilômetros. É um dado que faz diferença na cidade, pelo ganho de eficiência de combustível.
Já o Mercedes-AMG GLA 35 4MATIC+ é um SUV com pegada esportiva e de preço um pouco mais alto. O modelo é R$ 18.950 mais caro, com menos potência (306 cv) e mais torque (56,08 kgfm).
Ele tem apelo para o consumidor mais tradicional, pois tem visual mais comedido. A X2 M35i tem acabamento interno e externo mais futurista, seja pelos ângulos mais retos, faróis mais finos, ou por conta das telas maiores no interior.
BMW X2 M35i
Lista de equipamentos do BMW X2 M35i
O X2 M35i é vendido em versão única no Brasil, apenas com um opcional: a troca do acabamento interno para tecido em alcântara. Este material é mais macio ao toque e lembra uma superfície aveludada.
Estes são os itens de série do novo X2 M35i:
Suspensão adaptativa
Ponteira dupla no escapamento
Faróis em LED e com máscara negra
Spoiler traseiro mais pronunciado
Rodas aro 21
Pinças de freio vermelhas
Volante com marcação de 12 horas
Banco esportivo e com emblema M
Comparando com o X2 a combustão e menos esportivo, o novo modelo tem os mesmos itens, tem as mesmas dimensões, mesmo volume para o bagageiro e conta com as mesmas grandes telas para instrumentos (10,25 polegadas) e central multimídia (10,7 polegadas).
Ambos também possuem heads-up display projetando informações para o motorista como velocidade, indicações do GPS e limite de velocidade no para-brisa.
X2 é importado, mesmo com ampla fabricação nacional da BMW
O novo X2 chega ao país por importação da Alemanha. A marca tem uma unidade fabril em Araquari (SC) desde 2014, e que terá sua produção expandida após o anúncio de um investimento de R$ 1,1 bilhão.A planta nacional é responsável pela fabricação de modelos movidos a gasolina e flex.
Lá são fabricados modelos como BMW Série 3, além dos X1, X3 e X4. No local está previsto o início da produção do BMW X5 PHEV, com sistema híbrido plug-in. Ao g1, a BMW não confirmou e nem negou que pode passar a fabricar alguma versão do X2 no país.
Antes deste aporte, a BMW já havia investido R$ 1,8 bilhão no Brasil. Esse valor foi distribuído ao longo dos 10 anos de operação da planta em Santa Catarina. Lá, a companhia conta com 700 colaboradores diretos e já produziu 100 mil veículos.
A capacidade da fábrica de Araquari (SC) é de 32 mil veículos por ano, mas a demanda atual faz com que a BMW trabalhe com a produção de apenas 11 mil carros em 2024.
A BMW não tem planos de transformar a fábrica de Araquari (SC) em um polo de exportação, mas reconhece a importância da planta para seus planos de eletrificação da frota em toda a América Latina.
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