A vitamina B12 é um nutriente que ajuda a manter a saúde dos neurônios e do sangue e pode ser encontrada em vários alimentos como frutas e legumes e também está presente em peixes, laticínios e cereais, entre outros.
Essa vitamina contribui para a formação do DNA (ácido desoxirribonucleico), o material genético que está presente em todas as células e ajuda a prevenir a anemia megaloblástica, um distúrbio sanguíneo que causa cansaço e fraqueza.
Uma dessas frutas é a laranja que ajuda a combater as doenças cardiovasculares e tem minerais como o potássio e o cálcio, que são necessários para regular a pressão arterial.
Segundo a FEN (Fundação Espanhola de Nutrição), essa fruta fornece vitamina C, flavonoides e carotenoides, além de fósforo, magnésio, ferro e ácido fólico. Assim, é uma fruta purificadora, antioxidante, microbicida e desinfetante que ajuda a controlar a pressão.
A deficiência da vitamina B12 geralmente se deve à má absorção de nutrientes, de acordo com o site da Meat Eating Association. O site especifica que ambas as situações tendem a ser mais frequentes nos seguintes casos:
- Vegetarianos e veganos. Devido às características de sua dieta, eles têm um risco acentuado de desenvolver essa deficiência.
- Adultos mais velhos. Deve-se ter em mente que a capacidade de utilizar os nutrientes diminui com a idade.
- Pessoas com determinados problemas gastrointestinais. Desde a doença celíaca até a gastrite crônica, elas estão predispostas a baixos níveis de absorção e reservas dessa vitamina.
- Pessoas que consomem antiácidos regularmente. Como seus compostos favorecem a redução da capacidade de assimilação de algumas substâncias. Por esse motivo, só deve ser ingerida em situações específicas e sob a supervisão de um profissional de saúde.
Dez principais benefícios do consumo de laranja para controlar a pressão
1) Melhora o funcionamento do sistema digestivo
A laranja é rica em fibras como a pectina, a celulose e a hemicelulose, que auxiliam na digestão e melhoram o funcionamento do intestino. Além disso, a fruta atua absorvendo a água do trato digestivo ao formar um gel que auxilia a digestão e ajuda o intestino a funcionar melhor.
2) Protege contra doenças cardiovasculares
As fibras presentes na laranja ajudam a reduzir o colesterol ruim e protege contra doenças cardiovasculares. Elas ajudam a reduzir o colesterol ruim e os triglicerídeos, responsáveis pela formação de placas de gordura nas artérias.
Além disso, elas reduzem a absorção de gorduras dos alimentos, contribuindo para a redução do risco de doenças cardiovasculares como infarto, insuficiência cardíaca e derrame.
3) Controle da pressão arterial elevada
As laranjas contêm grandes quantidades de potássio, um mineral que ajuda a aumentar o relaxamento dos vasos sanguíneos. Além disso, permite que o sangue circule com mais facilidade e ajuda a controlar a pressão.
4) Ajuda a controlar a glicemia
A laranja é rica em fibras, que ajudam a reduzir a absorção do açúcar dos alimentos pelo intestino e a controlar os níveis de glicemia, podendo ser uma importante aliada no tratamento do diabetes, desde que consumida com a orientação de um nutricionista, pois também é rica em açúcar.
5) Fortalece o sistema imunológico
As laranjas são ricas em nutrientes como vitaminas A, B e C e o ácido fólico, que estimulam a produção de glóbulos brancos, células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções. Por esse motivo, as laranjas ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
6) Retarda o envelhecimento
Rica em betacaroteno, vitamina A e vitamina C, que são antioxidantes e anti-inflamatórios, a laranja ajuda a combater os radicais livres que causam o envelhecimento da pele.
A vitamina C da laranja estimula a produção de colágeno na pele, reduz flacidez e o aparecimento de rugas e linhas finas. Já a vitamina A protege a pele dos danos causados pelos raios ultravioleta do sol.
7) Melhora a saúde dos olhos
As laranjas são ricas em betacaroteno, que é um precursor da vitamina A, importante para manter a visão noturna, especialmente. Por esse motivo, ela contribui para a saúde dos olhos.
As laranjas também contêm vitamina A, o que aumenta a proteção dos olhos e evita problemas de visão, como olhos secos e cegueira noturna.
8) Previne a anemia
A laranja também ajuda a prevenir a anemia porque é rica em vitamina C e ácido cítrico, o que ajuda a aumentar a absorção do ferro dos alimentos, mineral essencial para a formação da hemoglobina, a proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue e que, quando deficiente no organismo, causa anemia.
A fruta também possui ácido fólico em sua composição, necessário para a formação de glóbulos vermelhos saudáveis, o que também ajuda a prevenir a anemia.
9) Ajuda a perder peso
Por ser rica em água e fibras que ajudam a se sentir saciado por mais tempo e reduz o apetite, a fruta é um benefício para quem precisa perder peso.
Além disso, a pectina presente na laranja ajuda a reduzir a absorção de gorduras pelo intestino, o que também diminui a quantidade de calorias dos alimentos.
10) Manutenção de ossos saudáveis
As laranjas são ricas em cálcio, fósforo e magnésio, minerais essenciais para fortalecer, aumentar a resistência e a densidade óssea e manter a saúde dos ossos e ajudar a prevenir doenças como a osteoporose ou a osteopenia.