De Alice à Gonzaga de Sá: entenda o que os livros da 2ª fase da Unicamp têm em comum e como se preparar para interpretá-los


Professor de literatura comenta relação entre as histórias e os enredos das obras do vestibular; segunda fase da Unicamp ocorre nos dia 1º e 2 de dezembro. Ilustração presente na versão original de “Alice no País das Maravilhas”
Wikimedia Commons
“Alice no País das Maravilhas”, “Olhos d’água”, “A vida não é útil”, “Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá” e “Niketche – uma História de Poligamia” são algumas das obras literárias indicadas pela Unicamp para o Vestibular 2025 e, embora escritas em épocas diferentes, seus personagens centrais estão mais ligados do que se imagina.
Atravessadas por temas como repressão e opressão, as obras têm aspectos comuns e atuais, que exigem dos candidatos análise de contexto e reflexão crítica, como explicou o professor de redação Kauan Taiar Schiavon, do colégio Oficina do Estudante, em entrevista ao g1 (confira os detalhes abaixo).
✍️ No total, 13.011 estudantes devem prestar a segunda fase do processo seletivo. A prova, que conta com questões de literatura e está marcada para os dias 1º e 2 de dezembro.
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A temática da repressão
Segundo o professor, um ponto em comum nas obras e que deve ser observado com cuidado pelo candidato é a temática de opressão e repressão.
“Quando a gente analisa as obras, todas vão trazer, a partir de uma diversidade econômica, social, ambiental, a ideia de uma repressão, opressão. Por exemplo, na obra da Conceição Evaristo, temos a repressão e opressão da população negra e pobre. A questão racial também é vivida por Gonzaga de Sá, de Lima Barreto”.
“Já quando olhamos para Morango Mofados, de Caio Fernando Abreu, nos contos escolhidos pela Unicamp, temos a repressão e a opressão sofridas pelas pessoas homossexuais. No livro de Paulina Chiziane, temos a repressão patriarcal, sofrida pela Rami e, até mesmo a Alice, no País das Maravilhas, é oprimida. E por quê? Porque ela é questionadora”.
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Sob a ótica da atualidade
As leituras também podem trazer aspectos relacionáveis a temas da atualidade, como pontua Schiavon.
“A Casa Velha, de Machado, vai trabalhar muito a questão das aparências e dos interesses individuais. Conseguimos associar a obra para o hoje, em como vivemos numa sociedade muito mais individualista, por conta das redes sociais, e muito preocupada com as aparências”.
“Esta questão de viver de aparências a gente pode ver já na personagem D. Antônia, que faz de tudo para separar o filho de uma menina que não era de uma família rica. Podemos ver também, de novo, a repressão aparecendo. Então, é muito legal ver como as obras conversam”, explica o professor.
Outro aspecto que Schiavon destaca é a questão do consumismo que atravessa as obras de Ailton Krenak e de José Paulo Paes, também indicadas como leituras da Unicamp.
“É importante o aluno pensar em todo o contexto da obra, quando ela foi escrita, por quem foi escrita e o motivo dela estar escrevendo o que está escrito, o motivo por aquele tema estar presente daquela história”, completa.
Segunda fase da Unicamp
A segunda fase será realizada nos dias 1 e 2 de dezembro de 2024, com duração de cinco horas em cada dia – o tempo mínimo de permanência é de duas horas.
As avaliações têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção.
Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As questões são dissertativas e seguem a distribuição:
📝 PRIMEIRO DIA – provas comuns a todos os candidatos:
Prova de redação, composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta;
Prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, com seis questões;
Prova interdisciplinar com duas questões de língua inglesa e duas questões interdisciplinares de ciências da natureza.
📝 SEGUNDO DIA – provas comuns a todos os candidatos:
Prova de matemática, com seis questões para os cursos das áreas de ciências exatas/tecnológicas; quatro questões para os cursos das áreas de ciências biológicas/saúde e quatro questões para os cursos das áreas de ciências humanas/artes;
Prova interdisciplinar com duas questões interdisciplinares de ciências humanas.
📝 SEGUNDO DIA – provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso:
Candidatos da área de ciências biológicas/saúde: prova de biologia com oito questões; prova de química, com seis questões.
Candidatos da área de ciências exatas/tecnológicas: prova de física, com seis questões; prova de química, com seis questões.
Candidatos da área de ciências humanas/artes: prova de geografia, com seis questões; prova de história, com seis questões; prova de filosofia, com uma questão; prova de sociologia, com uma questão.
Próximas datas
As provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, serão realizadas entre os dias 11 e 13 de dezembro, somente em Campinas.
A primeira chamada será divulgada dia 24 de janeiro e os convocados deverão efetivar a matrícula online (não presencial) nos dias 27 e 28 de janeiro, pela página eletrônica da Comvest.
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