Os alimentos e bebidas que fazem disparar a pressão arterial

Se você quer manter o seu coração saudável e ter a tensão arterial sob controle, é essencial evitar alguns alimentos e bebidas que fazem disparar a pressão arterial, colocando a sua vida em risco.

Mulher comendo alimentos e bebidas que fazem disparar a pressão arterial

Cuidado! Esses alimentos e bebidas que fazem disparar a pressão arterial – Foto: KIENGCAN/ND

Mudar a dieta e tomar cuidado com alguns alimentos é a melhor maneira de manter a tensão arterial controlada. Victoria Taylor, dietista da British Heart Foundation, ressalta que você não precisa retirar totalmente esses alimentos da sua vida, apenas reduzir o  seu consumo.

Cereais potes para consumo

Confira a lista de alimentos e bebidas que fazem disparar a pressão arterial para evitar e tomar cuidado – Foto: Freepik/ND

Alimentos e bebidas que fazem disparar a pressão arterial:

  • Alimentos muito salgados: todo mundo sabe que o sal em excesso é prejudicial, pois ele leva o corpo reter água, aumentando a tensão arterial. Procure sempre escolher produtos com a menor quantidade de sal possível, lembrando que pessoas devem consumir menos de 5 gramas de sal por dia.
  • Alimentos com muito açúcar e gordura: consumir grandes quantidades desses alimentos, além de aumentar o peso e a quantidade de gordura no corpo, faz muito mal ao coração. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda consumir no máximo 50 gramas de açúcar por dia.
  • Bebidas alcoólicas: consumir muito álcool pode aumentar a tensão arterial e contribuir para o aumento de peso ao longo do tempo. Além disso, o uso de bebidas alcoólicas, segundo a USP (Universidade de São Paulo), podem causar: pancreatite crônica, miocardite alcoólica, úlcera, câncer no tubo gastrointestinal, entre outras sequelas.
  • Cafeína: apesar de ter um efeito temporário para a maioria das pessoas, a cafeína pode causar sérios para alguns indivíduos. De acordo com o Hospital Albert Einstein, o abuso da cafeína também pode causar dificuldade para dormir, ansiedade e nervosismo, aumento dos batimentos cardíacos e taquicardia, tremores e outros problemas.

O que acontece quando a pressão arterial está alta?

Idosa medindo a pressão arterial

Sempre faça acompanhamento médico e mantenha um dieta saudável para evitar a pressão alta – Foto: Freepik/ND

De acordo com o Ministério da Saúde, a pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.

A pressão arterial alta é principal causa de AVC (acidente vascular cerebral), enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Portanto, se você é hipertenso, procure evitar os alimentos citados na matéria e sempre faça acompanhamento médico.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.