Projeto para criar bairro no ‘Terreno das Vaquinhas’, em São José, entra em fase de registro


A expectativa da empresa responsável pelo investimento é que as obras comecem no primeiro semestre de 2025 e durem, ao todo, 8 anos. Imagem de arquivo – Terreno das Vaquinhas, em São José dos Campos
Divulgação
A área conhecida como ‘Terreno das Vaquinhas’, na zona oeste de São José dos Campos (SP), está muito perto de se tornar o novo bairro da cidade. Isso porque o projeto que cria o bairro teve a aprovação final e entrou na fase de registro de loteamento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O novo bairro deve se chamar ‘Parque Una’ e possui cerca de 500 mil metros quadrados — espaço onde caberiam, aproximadamente, 70 campos de futebol.
A expectativa da empresa responsável pelo investimento é que as obras comecem no primeiro semestre de 2025 e durem, ao todo, 8 anos. Ainda segundo a empresa, cerca de R$ 120 milhões devem ser investidos para obras de infraestrutura, como energia, saneamento e pavimentação.
▶️ Por que Terreno das Vaquinhas? O local ficou conhecido assim por ser uma grande área aberta somente com grama e gados durante muitos anos. Em 2022, o loteamento recebeu um projeto que visava dar à cidade um novo cartão-postal, quando milhares de girassóis foram plantados no local.
A área, localizada no Jardim Aquarius, já foi cobiçada por empreendimentos, como um projeto do grupo World Trade Center (WTC), que previa investimento de R$ 1 bilhão, em 2014.
Moradora do bairro, a aposentada Rita de Cássia Kasemodel disse que os moradores temem que o trânsito possa piorar na região com a construção de um novo bairro.
“O trânsito aqui, nessa região, já é caótico e imagino que, com esse novo empreendimento, fique muito pior. Essa é a nossa preocupação. Com relação à rede de esgoto, água e energia, esperamos que eles cumpram com o que foi prometido, de fazer algo próprio deles”, disse.
Segundo o representante da empresa responsável pelo projeto, Fabiano de Marco, serão feitas obras viárias para desafogar o trânsito.
“Claro que, além das obras internas, são três diretrizes viárias que conectam a Via Oeste à [Avenida] Cassiano Ricardo. Uma avenida de 29 metros de largura, um binário com 34 metros de largura e uma terceira, que é uma arterial, com 25 metros de largura”, disse.
Novo bairro no ‘terreno das vaquinhas’ entra em fase de registro em São José
O novo bairro deve ser de ‘uso misto’, ou seja, deve contar com moradias, loteamentos comerciais e áreas verdes.
O projeto do novo bairro prevê ainda algumas intervenções no trânsito, como, por exemplo, a implementação de uma quarta faixa na Avenida Cassiano Ricardo e a duplicação da Via Oeste.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.