Uma vistoria foi realizada na manhã desta terça-feira (19) para investigar o que poderia ter ocasionado a contaminação que interrompeu o fornecimento de água pela Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) em Xanxerê, Oeste de SC.
Abastecimento interrompido
As equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Casan fiscalizaram o local por conta da contaminação na água que interrompeu o abastecimento no município.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Carlo Antunes, após vistoria no local e verificação de melhora na qualidade da água, a Casan decidiu retomar o tratamento e a distribuição de água.
A melhoria na qualidade da água bruta também foi confirmada por testes realizados pela Defesa Civil.
Ainda, a equipe fiscalizou propriedades próximas da área de captação e alguns locais apresentaram indícios de irregularidades, mas não foi possível identificar os responsáveis pela contaminação da água, por isso a investigação continua.
A Casan informou que o tratamento e a distribuição estão sendo recuperados gradativamente, com normalização ao longo desta terça-feira (19) e na quarta-feira (20).
Conforme a companhia, a água está adequada e dentro dos parâmetros de qualidade necessários para o consumo humano
Contaminação
O abastecimento de água em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, foi afetado nesta terça-feira (19). O motivo é uma contaminação desconhecida na água, na região onde ocorre a captação da água bruta para posterior tratamento.