A foto oficial do encerramento do G20 com os líderes mundiais foi tirada nesta terça-feira (19). Desta vez, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, participaram do registro. Porém, Javier Milei, presidente argentino, e Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, não estavam presentes.
Na primeira foto, tirada na segunda-feira (18) com o Pão de Açúcar ao fundo, os representantes dos EUA, Canadá e Itália se atrasaram e não chegaram a tempo de aparecer na foto.
Por que Milei e Lavrov não apareceram na foto oficial do encerramento do G20?
No registro desta terça-feira (19), Milei e Lavrov não estiveram presentes, pois estavam cumprindo agendas próprias. Os representantes de Estado se ausentaram de todas as discussões plenárias do encerramento do G20.
Antes dessa edição do G20, a última foto oficial dos líderes reunidos tinha sido feita em Roma, no ano de 2021. Em Bali (2022) e Nova Déli (2023), não houve foto de todos juntos devido à guerra na Ucrânia, visto que alguns líderes eram contra incluir a Rússia no retrato oficial.
‘Apenas arranhamos a superfície dos desafios’ diz Lula
Durante o encerramento do evento, o presidente Lula declarou que os trabalhos da presidência brasileira do G20, embora desempenhados “com afinco”, foram capazes somente de “arranhar” os complexos problemas enfrentados pela humanidade.
“Trabalhamos com afinco, mesmo cientes de que apenas arranhamos a superfície dos profundos desafios que o mundo tem a enfrentar”, disse Lula.
O presidente também citou outros feitos, como o lançamento do roteiro para aperfeiçoar a atuação dos bancos multilaterais de desenvolvimento e a priorização dos países africanos na discussão sobre endividamento dos países.
“Lançamos a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e iniciamos um debate inédito sobre a taxação de super-ricos. Colocamos a mudança do clima na agenda dos Ministérios de Finanças e Bancos Centrais e aprovamos o primeiro documento multilateral sobre bioeconomia”, destacou o presidente.
Ao fim do evento, passou o comando do G20 para a África do Sul, que assume a liderança do bloco em 1º de dezembro.
*Com informações do R7