Ruas alagadas, lojas invadidas e carro ilhado: setores Leste e Sul de Uberlândia são tomados pela água durante chuva


Segundo a Defesa Civil, foram registrados 58,8mm no Setor Leste e 50,1mm no Setor Sul em menos de duas horas. Veja vídeos dos problemas causados. Chuva causa alagamentos em vias do Bairro Morumbi, carro fica preso e lojas são atingidas
A chuva que atingiu Uberlândia na tarde desta segunda-feira (18) causou transtornos a motoristas com novos alagamentos registrados em vias dos setores Leste e Sul. Segundo a Defesa Civil, as estações meteorológicas registraram, respectivamente, 58,8mm e 50,1mm em menos de duas horas.
Vias do Bairro Morumbi que ficaram alagadas (veja vídeo acima) e invadiram estabelecimentos comerciais. Um carro ficou preso no canteiro de uma avenida.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Bairro Morumbi, chuva Uberlândia – 18/11/2024
Valéria Almeida/TV Integração
O que disse o Dmae
A TV Integração questionou o Departamento Municipal de Água e Esgoto sobre a capacidade atual do bolsão do Morumbi e sobre os alagamentos na região. A autarquia afirmou, por meio de nota, que o principal bolsão do município armazenou 50 milhões de litros de água nesta segunda-feira. Leia a íntegra.
“O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) informa que a situação no Bairro Morumbi ocorreu devido ao alto volume de chuva, em um curto espaço de tempo, que atingiu aquela região, chegando à quase 60mm de precipitação em pouco mais de 1h.
A autarquia reforça que duas equipes estão no bairro analisando o local onde houve o maior acúmulo de água e lembra que, recentemente, interligou e expandiu a capacidade dos quatro bolsões localizados na Rua Pai Nosso, no Morumbi, sendo que o principal deles armazenou hoje 50 milhões de litros de água, atenuando drasticamente o impacto da chuva no local.
Nos últimos dois anos, o sistema de drenagem do Bairro Morumbi recebeu diversas melhorias. Entre as principais, estão a construção de 1 mil metros de redes de grande diâmetro na Rua das Parteiras e na Avenida Felipe Calixto Milken, prolongamento de 80 metros de rede na Rua do Engenho, construção de 15 novos grelhões de captação, além da instalação de 70 metros de ramais, 12 bocas de lobos duplas, 16 poços de visitas e 6 caixas de passagem.
O Dmae reforça a importância da população depositar o lixo para ser recolhido próximo do horário em que o caminhão da coleta passa, evitando que, em casos de chuvas, sacolas e detritos sejam levados pela água, aumentando o risco de obstrução de bueiros, bocas de lobo e grelhas de escoamento, aumentando o risco de alagamentos.”
Motorista tira satisfação com outro e morre baleado
Grávida e bebê morrem após motorista bêbado e bater carro em barreira de ponte
VÍDEO: Carro de fumacê é atacado com cadeiradas e garrafadas
João Naves
Motoristas atravessam Avenida João Naves de Ávila alagada em Uberlândia
Na Avenida João Naves de Ávila, motoristas tiveram dificuldades para atravessar a via no Bairro Santa Luzia, próximo ao Terminal.
Represa e bolsão
Represa do Camaru retém 20 milhões de litros d’água durante chuva
Ainda de acordo com a Defesa Civil, 20 milhões de litros foram retidos na represa do Camaru. Recém inaugurado, o novo reservatório fica no Bairro Pampulha, na extensão do córrego Lagoinha, e conta com uma área total de 18 mil metros quadrados (m²). Com capacidade de até 53 milhões de litros de água, a represa tem, aproximadamente, 5 metros de altura.
Represa Camaru, Uberlândia – chuva 18/11/2024
Defesa Civil/Divulgação
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.