Pesquisadores descobrem nova espécie de pássaro que viveu com dinossauros

Em um estudo realizado recentemente no Brasil, um grupo de pesquisadores descobriu uma nova espécie de pássaro, que coexistiu com os dinossauros.

Espécie de pássaro descoberta no Brasil

Espécie de pássaro que viveu com os dinossauros é descoberta no Brasil – Foto: Investing/Reprodução/ND

Segundo o estudo publicado no dia 30 de outubro, na revista Nature, a ave identificada viveu no sudeste do atual território do Brasil, há mais de 80 milhões de anos.

Os pesquisadores, que pertencem à instituições dos Estados Unidos, Argentina, Brasil, Portugal e Reino Unido, encontraram a nova espécie de pássaro no sítio paleontológico de Presidente Prudente, em São Paulo.

Eles observaram que o fóssil possuía um crânio com estrutura que lembra as aves modernas, mas pertence a uma linhagem primitiva. A nova espécie recebeu o nome de Navaornis hestiae.

Qual a importância da descoberta da nova espécie de pássaro

O pesquisador do Conicet e chefe da Seção de Paleontologia de Vertebrados do Museu Argentino de Ciências Naturais, Agustín Martinelli, contou em entrevista ao portal Infobae como o estudo foi realizado.

“Em 2018, os fósseis começaram a ser estudados. Posteriormente, foram submetidos à microtomografia no Brasil para obter mais informações sobre sua estrutura”, explicou.

Segundo Martinelli, a espécie se diferencia de outras aves do Mesozóico, que durou entre 250 e 66 milhões de anos atrás.

Imagem mostra pássaros na época dos dinossauros

A espécie de pássaro descoberta foi encontrada no interior de São Paulo – Foto: Infobae/Reprodução/ND

A relevância deste achado deve-se à Navaornis hestiae apresentar uma morfologia intermediária entre as aves mais primitivas do Jurássico e as aves modernas.

Também prova que o grupo enantiornites, ao qual pertencia, era muito mais diversificado do que se acreditava anteriormente, o que pode trazer uma nova luz sobre a evolução das aves.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.