Um animal aquático é capaz de rejuvenescer com o passar do tempo, o que muito lembra o filme “O Curioso Caso de Benjamin Button”, lançado em 2008, que conta a história de um homem que nasce idoso e rejuvenesce ao longo dos anos.
O animal em questão é a medusa imortal, que como o próprio nome já diz, tem uma particularidade curiosa. No caso, essa água-viva é capaz de rejuvenescer, quase como “voltar no tempo” e adquirir uma forma mais jovem.
Medusa imortal volta a sua forma larval
Dois cientistas colocaram 65 águas-vivas da espécie a variados tipos de estresses, como fome e ferimentos físicos. Com isso, 13 conseguiram voltar para a sua juventude.
Elas são totipotentes, ou seja, podem se transformar em qualquer célula e compor qualquer tecido, e garantem um processo de regeneração contínuo a essas águas-vivas.
Então, mesmo após atingir a fase adulta reprodutiva de medusa, seus tentáculos se degeneram e ela volta à fase larvar e imatura de pólipo.
“Ao longo de várias semanas, eles não apenas remodelaram suas características morfológicas, mas também tiveram um comportamento alimentar completamente diferente”, explicou um dos cientistas.
Medusa imortal, água-viva que envelhece ao contrário
Na fase de medusa, espécie apresenta forma de sino, com um diâmetro máximo de cerca de 4,5 mm e tem aproximadamente o mesmo tamanho de largura e altura.
Os indivíduos mais jovens com cerca 1 mm de diâmetro têm apenas oito tentáculos espalhados, enquanto os adultos podem ter entre 80 a 90 tentáculos.
Este gênero, hoje em dia, é encontrado em regiões temperadas e tropicais. A espécie pode ser encontrada especialmente em várias zonas do mar Mediterrâneo, como também no Panamá, Flórida, Mar Norte, e Japão.