Confluir Festival se despede com painel focado em diversidade e valorização da cultura negra

Painel Divers(c)idades ocorre de 20 a 24 de novembro, no Shopping OKA Floripa – Foto: Divulgação/Confluir Festival Multicultural

O CONFLUIR Festival Multicultural encerra sua jornada em grande estilo, promovendo de quarta a domingo (20 a 24 de novembro), no Shopping OKA Floripa, em Florianópolis, seu ato final com o Painel Divers(c)idades.

Com programação totalmente gratuita, o painel abordará temas como diversidade, representações raciais, gênero, igualdade e valorização da cultura negra, por meio de oficinas, palestras e apresentações artísticas.

Entre as principais atrações, destacam-se as palestras do professor e pesquisador Manuel Gama, do Instituto PolOBS da Universidade do Minho, em Portugal; da escritora, pesquisadora e dançarina Ida Maria Freire; e da drag queen Suzaninha, fundadora da BAPHO Cultural e ativista LGBTQIAPN+.

“Nossa programação visa promover a diversidade cultural, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente àqueles que tratam da redução das desigualdades e da valorização da diversidade cultural. Criamos uma agenda focada na cultura popular e na igualdade racial, social e de gênero, promovendo oficinas, palestras e apresentações artísticas que destacam as vozes da nossa pluralidade. Acreditamos que a arte é essencial para trocas e aprendizados, mostrando como expressões culturais podem transformar nossas cidades e comunidades, tornando-as mais resilientes e sustentáveis”, diz Schibian Philemonn, coordenadora da programação.

Confluir, um espaço para celebrar a diversidade cultural e os objetivos do desenvolvimento sustentável

Cartaz Divers(c)idades – Foto: Divulgação/Confluir Festival Multicultural

Inspirado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o CONFLUIR Festival Multicultural foi inaugurado em agosto e, desde então, tem promovido uma rica programação de painéis temáticos.

O festival apresenta um itinerário diversificado de atrações, incluindo apresentações artísticas, oficinas de artes e palestras que abordam uma ampla gama de temas.

O evento se destaca por fomentar reflexões sobre os saberes dos povos originários, a cultura negra, a diversidade da comunidade LGBTQIAPN+ e a inclusão de pessoas com deficiência, consolidando-se como um espaço democrático e acolhedor para todos.

“Confluir é um termo que nos inspira estarmos juntos, procurando novos caminhos. Caminhos que se cruzam, se juntam e se separam para chegar em seus destinos. Termo conceituado pelos saberes das culturas originárias como as indígenas e quilombolas, hoje se apresenta necessário na emergência das crises humanitárias e climáticas do mundo todo”, afirma Bia Mattar, uma das idealizadoras do projeto.

Garanta a sua participação

A programação do CONFLUIR Festival Multicultural é totalmente gratuita! Para descobrir o itinerário de atrações e garantir sua participação, acesse o link: https://linktr.ee/cafemaestroproducoes.

CONFLUIR nas redes

Para ter acesso ao itinerário de atrações do CONFLUIR Festival Multicultural, acesse os canais oficiais do evento no Instagram (@confluir_floripa e @cafemaestro_producoes) e pela web, através do site https://cafemaestro.com.br/confluir/index.html.

Produção

O CONFLUIR Festival Multicultural é um projeto cultural realizado pela Café Maestro Produções, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o apoio do Shopping OKA Floripa e incentivo do Supermercado Hiper Select.

Conheça os palestrantes do Painel Divers(c)idades

Manuel Gama

Agenda 2030 da ONU é tema da palestra do professor e pesquisador português Manuel Gama, na sexta-feira (22) – Foto: Divulgação/Confluir Festival Multicultural

Natural de Porto (Portugal), Manuel Gama é Doutor em Estudos Culturais/Sociologia da Cultura, mestre em Educação Artística e licenciado em Gestão Artística e Cultural.

Estágio de pós-doutoramento em Ciências da Comunicação na UM (Portugal), USC (Espanha) e USP (Brasil).

Sua carreira começou em 1994 como ator, seguido por encenador e gestor cultural, lecionando no ensino secundário até 2009 e passando a ensinar no ensino superior desde 2010.

Em 2011, passou a atuar como pesquisador no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.

Desde 2016, ele coordena o Laboratório Cidadão 2CN-CLab, que já promoveu mais de duzentas iniciativas em Portugal, Espanha e Brasil, além de liderar o eixo de Políticas Culturais do Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura, onde já coordenou mais de dez projetos de âmbito nacional e internacional.

Ida Mara Freire

Ida Maria Freire faz palestra alusiva ao Dia da Consciência Negra, na quarta-feira (20) – Foto: Divulgação/Confluir Festival Multicultural

Ida Mara Freire é pedagoga e especialista em dança cujas experiências e pesquisas refletem a intersecção entre movimento, identidade e memórias.

Sua trajetória começou com registros diários em lápis e papel, que se transformaram em uma expressão única de sua vivência: a palavra dançada.

Ao longo de sua carreira, ela explorou a interação mãe-criança em seu mestrado e investigou as dimensões da dança no corpo de pessoas com deficiência visual durante seu doutorado. Nos estudos pós-doutorais, na Inglaterra e na África do Sul, Ida aprofundou-se na temática da diferença e do perdão através da dança.

Ida também é reconhecida por seu livro “A Duração da Dor”, traduzido para o espanhol e o inglês, que discute as complexidades da experiência humana.

Atualmente, além de se dedicar à escrita e ao incentivo à dança como uma forma de vivenciar a vida, ela lidera a Potlach Editora & Ateliê de Arte Contemplativa, onde promove a arte e a reflexão sobre a existência.

Drag Suzaninha

Drag Suzaninha protagoniza aula show sobre diversidade, equidade e inclusão, na quarta-feira (20) – Foto: Divulgação/Confluir Festival Multicultural

Criada pelo ator catarinense Arthur Gomes, a drag queen Suzaninha se consolidou como uma das artistas mais impactantes da cena cultural LGBTQIAPN+ de Santa Catarina.

Com entusiasmo e imenso talento, liderou uma série de iniciativas de valorização da arte drag na região, promovendo uma série de eventos voltados para a comunidade LGBTQIAPN+, destacando espetáculos e festivais multiculturais, além de ser uma das mentes brilhantes da Transforma – Festival Internacional de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, e da BAPHO Cultural – produtora independente de cultura LGBTQIAPN+.

Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Suzaninha  se destaca também como uma importante voz nos debates sobre Gênero e Sexualidade, participando ativamente de formações, palestras e discussões sobre diversidade, equidade e inclusão.

No último ano, fez história, sendo a primeira primeira drag queen a receber a maior honraria da cultura catarinense, a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa. Em nível nacional, recebeu o prêmio Sérgio Mamberti, por sua atuação como agente cultural LGBTQIAPN+.

Programe-se:

Palestra Dia da Consciência Negra – Dança e Memória: Caminhos criativos para o perdão e a cultura da paz, com a Dra. Ida Maria Freire 

  • Quando: quarta, 20 de novembro, às 20h
  • Local: Salão Confluir (Shopping OKA Floripa – SC-405, 4397 – Campeche, Florianópolis/SC)
  • Entrada: Gratuita, evento com classificação livre

Aula Show – Diversidade, Equidade e Inclusão, com a drag queen Suzaninha

  • Quando: quarta, 21 de novembro, às 20h30.
  • Local: Layback (Shopping OKA Floripa – SC-405, 4397 – Campeche, Florianópolis/SC)
  • Entrada: Gratuita, evento com indicação etária de 14 anos

Palestra “A Dimensão Cultural” – Transformar o nosso mundo: A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, com o Professor Dr. Manuel Gama

  • Quando: sexta, 22 de novembro, às 19h.
  • Local: Salão Confluir (Shopping OKA Floripa – SC-405, 4397 – Campeche, Florianópolis/SC)
  • Entrada: Gratuita, evento com classificação livre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.