Lula inicia G20 com agenda focada em combate à fome, clima e reformas globais

Lula inicia agenda do G20Agência Brasil

O encontro de líderes do G20, sob a presidência do Brasil pela primeira vez, começa nesta segunda-feira (18) no Rio de Janeiro, com foco no combate à fome, à mudança climática e na reforma das instituições globais. O evento, que vai até terça-feira (19), reúne líderes de 19 países, além de representantes da União Europeia e da União Africana, no Museu de Arte Moderna. Diplomatas discutem os termos de uma declaração conjunta, com impasses em temas como o conflito entre Rússia e Ucrânia, a taxação de grandes fortunas e a mudança climática.

O Brasil prioriza a implementação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, com metas como alcançar 500 milhões de pessoas com transferências de renda e expandir as merendas escolares para mais 150 milhões de crianças. A reforma da governança global, especialmente no Conselho de Segurança da ONU, também é parte da agenda do governo Lula. Além disso, o Brasil lançou iniciativas como o G20 Social, envolvendo a sociedade civil.

A agenda do G20 inclui discussões sobre desenvolvimento sustentável, reforma da governança global e reuniões bilaterais, incluindo uma entre Lula e Joe Biden, presidente dos EUA. Na terça-feira (19), Lula receberá o presidente chinês, Xi Jinping, para uma visita de estado. No domingo (17), Lula também discursou no fórum Urban 20, defendendo mais financiamento para ações climáticas em cidades do Sul Global.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.