Caetano Veloso e Maria Bethânia reacendem as velas de ‘Mucuripe’ na passagem de turnê por Fortaleza


Caetano Veloso e Maria Bethânia incluem parceria de Belchior (1946 – 2017) na apresentação do show ‘Caetano & Bethânia’ em Fortaleza
Divulgação
♫ COMENTÁRIO
♩ Mucuripe foi a música incluída por Caetano Veloso e Maria Bethânia no roteiro da apresentação do show Caetano & Bethânia em Fortaleza (CE) na noite de ontem, 16 de novembro, na Arena Castelão.
Mais do que homenagem ao povo da capital do Ceará, o canto de Mucuripe (1971) simbolizou um tributo dos cantores aos compositores cearenses Belchior (1946 – 2017) e Raimundo Fagner, parceiros nesta canção emblemática que ganhou os primeiros registros fonográficos em 1972 – nas vozes do próprio Fagner e de Elis Regina (1945 – 1982) – um ano após ter sido apresentada por Fagner no Festival de Música do Ceub, ganhando o primeiro lugar da competição.
Foi entre 1970 e 1971 que Mucuripe ganhou a forma definitiva. Em encontro de Belchior com Fagner na efervescência cultural do Bar do Anísio, ponto de Fortaleza (CE) que aglutinava jovens artistas, Belchior chamou Fagner em um canto do bar e lhe mostrou a letra da canção, escrita com versos melancólicos. Encantado com a escrita de Belchior, Fagner criou melodia para a letra na noite seguinte.
Consta que já havia uma melodia feita anteriormente por Fagner. Mas Mucuripe chegou ao Brasil com a melodia refeita por Fagner, com respeito à letra em que Belchior cita Mucuripe, bairro de Fortaleza (CE) originário de vila de pescadores e atualmente um dos locais mais valorizados da capital do Ceará.
A homenagem de Caetano Veloso e Maria Bethânia ao povo de Fortaleza (CE) segue tradição dos cantores de incluir no roteiro, no bis, uma música identificada com a cidade em que se apresentam.
A tradição foi iniciada em 28 de setembro quando os irmãos cantaram Voando pro Pará (Chrystian Lima, Isac Maraial, Nilk Oliveira e Valter Serraria, 2015) na passagem do show por Belém (PA).
Nas apresentações da turnê Caetano & Bethânia em Olinda (PE), cidade vizinha do Recife (PE), em 25 e 26 de outubro, os cantores fizeram Festa (Gonzaguinha, 1968) para saudar o povo de Pernambuco.
Na passagem do show em Brasília (DF), em 9 de novembro, a música escolhida foi Flor do Cerrado (Caetano Veloso, 1974).
A escolha de Mucuripe para celebrar o público de Fortaleza (CE) resultou de certa forma surpreendente porque o tom melancólico da canção naturalmente se dissipa em um bis festivo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.