PF realiza vistorias em hotéis que receberão delegações e veículos que atuarão junto a autoridades no G20


Ações contaram ainda com militares do Exército, das polícias militares de 5 estados e do DF, além de servidores da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). PF realiza vistorias em veículos que atuarão no G20
A Polícia Federal realizou, neste domingo (17), varreduras antibombas e inspeções chamadas de QBRN (químicas, biológicas, radiológicas e nucleares) nos hotéis que receberão os chefes de estado, de governo e suas delegações que participarão do G20. Veículos também foram vistoriados pelos agentes.
Os chefes de estado e de governo que comparecerão à Cúpula dos Líderes, no Rio de Janeiro, começaram a chegar na noite de sábado (16). Na tarde deste domingo (17) é esperado o presidente chinês Xi Jinping e, à noite, o presidente americano Joe Biden. Ambos chegam à capital fluminense com um forte esquema de segurança e uma série de exigências para as autoridades.
A segurança de Biden, por exemplo, será feita pela PF, PRF, Exército e Serviço Secreto dos EUA. Entre a carga vinda dos Estados Unidos estão galões de água, comida, um helicóptero, armas e munição. A ideia é não precisar da infraestrutura disponibilizada pelo Brasil.
O trabalho foi feito em hotéis que estão espalhados da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, até o Leme, na Zona Sul, numa distância de cerca de 25 quilômetros.
Nas vistorias, os agentes utilizaram cães farejadores e equipamentos chamados Personal Radiation Detector (PRD), que podem identificar possíveis ameaças radiológicas.
Além da Polícia Federal, a vistoria contou com o apoio de militares do Exército, de policiais militares do Rio de Janeiro, da Bahia, do Distrito Federal, de Mato Grosso do Sul, do Paraná e de Minas Gerais, além de policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e de servidores da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Esse trabalho de inspeção, coordenado pela Polícia Federal, continuará ao longo dos próximos dias para garantir a segurança das instalações.
Todos os veículos que atuarão próximos às autoridades só serão liberados depois de serem vistoriados. Os carros atuarão no trajeto do Aeroporto Internacional do Galeão e da Base Aérea, ambos na Ilha do Governador, até a Zona Sul e a Barra da Tijuca, onde estão as delegações.
Todas as inspeções estão sendo acompanhadas ainda por Grupo de Pronto Emprego que será acionado caso se detecte alguma possível ameaça ou situações consideradas suspeitas.
Policiais federais realizaram inspeções em hotéis e veículos que atuarão no G20
Divulgação/PF
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.