Domingo será de chuvas isoladas em SP e no RJ; veja a previsão para todo o país

Vai chover no fim de semana? Veja a previsãoReprodução/Rovena Rosa – Agência Brasil

O clima será instável na maior parte do Brasil neste domingo (17), segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). O avanço da frente fria traz temperaturas amenas e chuvas para o Sudeste, que tem dois alertas do instituto: de “perigo” (laranja), que significa precipitações mais intensas, e de “perigo potencial” (amarelo), que prevê chuvas moderadas.

O alerta de “perigo” se estende pela porção central-norte do estado de São Paulo a partir de Botucatu e Jundiaí, e vai até o centro-sul de Minas Gerais, próximo a Lavras. Nessa região, pode ocorrer chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). O Inmet frisa o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Há também o alerta de “perigo potencial”, que prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). O aviso atinge toda a região de São Paulo, centro de Minas Gerais, todo o Rio de Janeiro e a porção sul do Espírito Santo.

A capital paulista estará nublada, com pancadas isoladas de chuva. As temperaturas não passam dos 25 °C neste domingo e as mínimas, de 18 °C. Assim como no Rio, o clima esquenta a partir da segunda.

No Rio de Janeiro, sede dos eventos do G20, o sol também não abre neste domingo, com chuvas amenas e trovoadas isoladas ao longo da tarde/noite. Os termômetros não passam dos 25 °C, com mínima prevista de 20 °C.

Em Belo Horizonte, capital mineira, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com mínima de 16 °C e máxima de 25 °C. Em Vitória, capital do Espírito Santo, haverá sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado, com máximas beirando os 26 °C e as mínimas, 21 °C.

Previsão do tempo do Inmet para este domingo mostra dois alertas atingindo estados de diferentes regiões do paísReprodução/INMET

Outras regiões

Na região Sul, há o alerta de perigo potencial para tempestades em todo o estado do Rio Grande do Sul. Os gaúchos podem esperar chuvas moderadas (entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia) e ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco para queda de granizo, além de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. Nos outros estados sulistas, a previsão é de sol com poucas nuvens.

A região central segue com o tempo instável neste domingo, com o alerta de “perigo” do Inmet ainda em vigor. Sendo assim, são esperadas “chuvas intensas para os estados de Goiás, Mato Grosso, Amazonas e extremo sul do Pará e do Tocantins”. Nessas regiões, a previsão é de até 100mm de chuva e ventos que podem chegar aos 100km/h. No entorno desses estados, porém, o alerta é para chuvas mais brandas.

O tempo continua firme no Nordeste, sendo Salvador a única capital com possibilidade de chuva isolada. Assim como neste sábado, todas as capitais têm máximas que ultrapassam os 30 °C, com exceção de Aracaju, onde a máxima esperada é de 29 °C. Teresina tem a máxima mais alta prevista, de 38 °C.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.