Cachorro vive em Pomerode, no Vale Itajaí, e venceu na categoria de raça em um evento da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), em novembro, em Fortaleza (CE). Cão da raça setter gordon ganhou duas categorias em evento da CBKC
Arquivo pessoal
Um cão que vive em Pomerode, no Vale Itajaí, em Santa Catarina, foi eleito o mais perfeito setter gordon do país após vencer na categoria de raça em um evento da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), em novembro, segundo o tutor Vilson Sandrini Filho.
A avalição é baseada no padrão oficial da raça, documentado pela Federação Cinológica Internacional (FCI), que inclui os aspetos ideais de aparência, comportamento e pelagem, por exemplo.
A genética o ajudou a chegar à “perfeição técnica”, segundo o tutor, já que os pais do cão Grilo também são muito premiados. Mesmo assim, há muita preparação na rotina dele, incluindo simulação de viagens, sessão diária de escovação e duas caminhadas por dia – até de madrugada! (veja mais abaixo).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Na exposição em Fortaleza (CE), em 2 e 3 de novembro, a busca era garantir uma vaga para a Crufts, maior competição canina do mundo, na Inglaterra, em 2025. Ele conseguiu e ainda levou o primeiro lugar em duas categorias: na de raça e de cães de aponte (cão de caça moderno).
Grilo nasceu nos Estados Unidos e já veio ao Brasil com algumas premiações na mala. Segundo Vilson, entre os certificados estão o de Campeão Americano e de Campeão e Grande Campeão.
“Mesmo agora dando uma parada nas exposições até fevereiro, ele não para. Ele tem desde a manutenção de pelos até treinamento muscular e socialização”, informou.
Cão Grilo durante sessão diária de escovação
Arquivo pessoal
Preparação
Hoje Grilo tem 2 anos e 4 meses, mas ele começou a ser preparado para o universo das pistas ainda no primeiro ano de vida.
Vilson garante que o cão vive uma “vida normal”, com brincadeiras e muito focinho na lama. No meio disso, no entanto, há passeios de madrugada, por causa da temperatura, e simulações de viagem para garantir que os deslocamentos para as competições “sejam divertidos”.
“A caixa de transporte faz parte da rotina deles. Tudo que a gente faz de bacana, a gente faz com caixa de transporte. Então, quando ele ouve o barulho da caixa, ele fica ‘incontrolável'”, comenta.
Cão Grilo e o tutor Vilson Sandrini Filho
Arquivo pessoal
🤔 E o que mais tem na rotina de Grilo?
Alimentação controlada;
Visitas quinzenais a veterinários (ortopedista, nutricionista, pneumologista, clínico geral…);
Banhos semanais com profissional especializado na técnica hand-stripping (tosa que remove a pelagem velha dos cães);
Exercícios duas vezes por dia (às 5h e 17h e, no verão, às 5h e 20h30);
Sessão diária de escovação dos pelos;
Simulação de viagens para adaptação à caixa de transporte.
Já para manter os instintos ativos, Grilo também tem muito tempo de corrida, de acordo com o tutor (veja vídeo abaixo).
“Ele tem uma agenda para correr na região serrana. Estou sempre buscando lugares diferentes para que desenvolva características posturais inerentes a raça”, informa.
Conheça Grilo, o cão setter gordon ‘mais perfeito’ do país
🧴💇🏼♂ Os pelos também são sempre hidratados.
“Por exemplo, a previsão está indicando chuva, e hoje ele teve fotos e mais tarde tem vídeo [para fazer], mas depois disso ele é tratado com óleo Johnson’s, para que a água não interfira no ressecamento dos pelos”, comenta.
Sobre a raça
Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), vinculada à Federação Cinológica Internacional (FCI), o gordon setter é um cão elegante, “constituído para o galope”.
“Consistente em sua construção que pode ser comparada a um caçador capaz de carregar peso. Simétrico em toda sua conformação”, destaca o documento, em relação à aparência geral.
O peso ideal para os machos é 29,5 kg; já para as fêmeas, 25,5 kg.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias