Segundo a instituição, os enfeites natalinos devem ser colocados no primeiro Domingo do Advento que, neste ano, será em 1º de dezembro. O desmonte deve ser feito sempre em 6 de janeiro – Dia de Reis. Árvore de Natal é um dos símbolos mais utilizados para celebrar a data
Reprodução/Unsplash
O Natal neste ano será celebrado na quarta-feira e a data é especial para cristãos. Ela celebra o nascimento de Jesus Cristo.
🎄 Tradicionalmente, a véspera é festejada com peru, castanhas, arroz (com passas ou não), frios e doces. A decoração natalina também faz partedas celebrações. O que não falta é Papai Noel, presépio, guirlanda, árvore de Natal e até trenó enfeitando as casas.
Mas tem data certa para fazer a decoração de Natal?
🎅🏻 De acordo com a tradição da Igreja Católica, a data correta para enfeitar a casa é no primeiro Domingo do Advento, como explica o pró-reitor de Comunicação do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, padre Samuel Fidelis.
“O Domingo do Advento marca o início da decoração e, neste ano, será no dia 1º de dezembro”, disse ele.
🎅🏻 O padre falou ainda que a data acontece sempre quatro domingos antes do Natal e “é uma preparação para a sobriedade espiritual, a contemplação e a oração para a vinda de Cristo”.
🎅🏻 Mas é claro que as pessoas podem ficar à vontade para decorar na data que acharem melhor, né?
Presépio
👑 Padre Fidelis, que também é diretor-executivo da Rede Catedral de Comunicação Católica, ressaltou que o presépio deve ser montando no Domingo do Advento, mas com um detalhe: colocar somente as imagens de José, Maria, do boi e do burro, com a manjedoura vazia.
👑 No dia 24 de dezembro, coloca-se a imagem do Menino Jesus e, no dia 25, dos três Reis Magos – Baltasar, Gaspar e Melchior – que foram guiados por uma estrela e visitaram Jesus assim que ele nasceu.
👑 O pró-reitor falou também que a imagem do burro representa os povos que não pertenciam ao judaísmo, ao contrário do boi, que representa os que pertenciam.
“Mas o Natal é a celebração da união desses povos, é o despojamento, a referência à pobreza. O Natal aproxima Jesus da humanidade, é Deus que se encarna e aproxima-se da humanidade”, contou.
👑 O padre disse que a desmontagem e a retirada dos enfeites natalinos devem ser feitas sempre no dia 6 de janeiro – Dia de Reis.
Vídeos mais assistidos do g1 Minas