Visita de Biden: o que é o Musa, museu com 1km² de floresta primária em plena área urbana de Manaus


Museu da Amazônia, que Joe Biden vai visitar na capital amazonense, tem viveiros, serpentes, aquários e exposições; conheça. G1 mostra atrações do Museu da Amazônia (Musa) em Manaus
O Museu da Amazônia (Musa), que abrange 1km² de floresta primária em plena área urbana de Manaus, será um dos locais visitados pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante sua passagem pela capital amazonense no próximo domingo (17). A programação da comitiva americana ainda não foi oficialmente divulgada.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Na semana passada, a Casa Branca confirmou que Joe Biden virá ao Brasil para uma visita à Amazônia e para a Cúpula dos Líderes do G20, no Rio de Janeiro. Segundo o governo dos EUA, essa será a primeira visita de um presidente norte-americano em exercício à Amazônia.
O Musa anunciou nesta terça-feira que receberá o presidente dos Estados Unidos durante sua visita à capital do Amazonas. O museu está situado dentro da reserva florestal Adolpho Ducke, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais da Amazônia (Inpa), na Zona Norte de Manaus.
O espaço, que funciona diariamente, exceto às quartas-feiras, fica localizado dentro do maior fragmento de floresta primária – como são chamadas as áreas com as árvores mais antigas e que não são fruto de replantio – em área urbana no Brasil e conta com uma área de 100 hectares, o que equivale 1 km². O local foi cedido ao Musa pela União em 2011.
Foto mostra parte da zona urbana de Manaus e a área de floresta do Museu da Amazônia, na Zona Norte da cidade.
Adriano Liziero/Museu da Amazônia
No Musa, também é possível encontrar exposições, viveiros de orquídeas e bromélias, aráceas, palmeiras, samambaias, serpentes, aranhas e escorpiões, borboletas, cigarras, cogumelos e fungos, além de jardim sensorial, lago das vitórias-amazônicas e aquários.
O local também é palco de exposições sobre a Amazônia, os povos originários e animais pré-históricos, como os dinossauros que povoavam a Região da Amazônia.
Uma torre de 42 metros é o ponto alto da aventura, e proporciona aos visitantes uma vista do dossel das árvores da floresta. A experiência é tão procurada que o Museu oferece visitas ao nascer e ao por do sol. Além disso, sete trilhas na floresta proporcionam ao visitante passeios por dentro da mata.
Informações sobre o Museu da Amazônia (Musa) em Manaus.
Luis Paulo/G1 AM
Visita a Manaus
Após visitar Manaus, o presidente norte-americano segue para o Rio de Janeiro, onde vai encontrar o presidente Lula e participar da reunião do G20.
“Enquanto estiver em Manaus, o presidente Biden visitará a floresta amazônica para conversar com líderes locais, indígenas e outros que trabalham para preservar e proteger esse ecossistema crítico”, informou a embaixada dos EUA.
Ao g1, a embaixada dos EUA informou, ainda, que a agenda do presidente Joe Biden está sendo finalizada. Até o fechamento desta matéria, não há informações sobre com quem o presidente americano se encontrará durante a permanência no Amazonas.
Na última semana aviões de carga norte-americanos desembarcaram em Manaus com recursos logísticos para apoiar a visita de Joe Biden.
Joe Biden virá à Cúpula do G20 no Rio, nos dias 18 e 19
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.