Por isso, o g1 fez um levantamento para mostrar o que vai abrir e o que estará fechado nas seis maiores cidades da região durante o feriado.
Confira as informações de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Resende, Três Rios e Volta Redonda.
Bancos
As agências bancárias estarão fechadas para atendimento presencial no feriado de Proclamação da República. A Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências.
Correios
As agências dos Correios ficarão fechadas no feriado do dia da Proclamação da República (15). As unidades que costumam funcionar aos sábados (dia seguinte ao feriado) podem ter seus horários alterados.
Comércio
Angra dos Reis
De acordo com o Sicomércio, os supermercados e shoppings vão funcionar de 10h às 22h. Os demais comércios podem funcionar, mas precisam entrar em contato com o Sindicato Laboral para ter essa permissão.
Barra do Piraí
Segundo o Sicomércio, não haverá um horário exato de abertura do comércio, ficando a critério de cada comerciante.
Barra Mansa
O comércio está autorizado a funcionar na cidade. De acordo com o Sicomércio, o empregado que trabalhar no feriado terá o direito a compensação das horas trabalhadas dentro do mês ou no banco de horas semestral ou, ainda, p pagamento de 100% das horas trabalhadas. A abertura das lojas fica a critério dos empresários.
Resende
Segundo o Sicomércio da cidade, o comércio vai funcionar das 9h às 14h.
Três Rios
Segundo o Sicomércio da cidade, o comércio ficará fechado no dia do feriado.
Volta Redonda
Segundo o Sicomércio da cidade, o comércio poderá funcionar normalmente, mas é preciso ter o termo de adesão retirado no Sicomércio. As empresas podem tirar dúvidas pelo telefone 3347-1330.
Saúde
Angra dos Reis
Segundo a prefeitura, todas as unidades de urgência e emergência do município vão funcionar normalmente com atendimento 24 horas. São elas: SPA (Centro, Jacuecanga e Frade), UPA do Parque Mambucaba, UPA Infantil na Japuíba, Hospital Municipal da Japuíba e Hospital Maternidade de Angra dos Reis.
As Estratégias de Saúde da Família funcionam normalmente nesta quinta-feira (14), das 7h às 17h e vão ficar fechadas de sexta (15) a domingo (17). As unidades vão reabrir na segunda-feira (18) no mesmo horário.
Os Centros de Especialidades Médicas e o Ambulatório Médico de Especialidades estarão fechados na sexta-feira, mas abrirão no sábado, das 8h às 17h.
Barra do Piraí
Segundo a prefeitura da cidade, apenas os hospitais vão funcionar.
Barra Mansa
De acordo com a prefeitura da cidade, A UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o Hospital da Mulher e a Central de Ambulância vão funcionar em esquema de plantão. Quem precisar do atendimento na Central de Ambulância deve fazer contato pelo telefone (24) 3512-0786. Já o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) pode ser solicitado pelo número 192.
Três Rios
Segundo a prefeitura, o sistema de saúde vai funcionar normalmente e o SAMU será o sistema de urgência e emergência.
Volta Redonda
Segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manterá em funcionamento as UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) dos bairros 249 e Santa Cruz, das 8h às 18h, para atendimento.
As demais unidades básicas estarão fechadas, retomando o funcionamento na segunda-feira.
Transporte Público
Angra dos Reis
A prefeitura afirma que, entre os dias 15 e 17 de novembro, os ônibus municipais vão operar conforme a grade de horários de fim de semana.
Barra do Piraí
Segundo a prefeitura, o transporte público vai funcionar com horários reduzidos, como os dos feriados e domingos.
Barra Mansa
De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública, os ônibus terão horário normal nos dias de ponto facultativo (18 e 19), mas funcionarão com programação própria de feriado nos dias 15 e 20.
Volta Redonda
A prefeitura explica que os ônibus vão operar em horário de feriado. Cada linha tem sua programação, os horários ficam disponíveis no site da prefeitura.
O g1 entrou em contato com a prefeitura de Resende para saber como vão ficar os serviços de saúde e transporte na cidade e aguarda resposta.
Clique aqui e siga o g1 no Instagram