Nova plataforma foi anunciada pela Secretaria de Administração em 31 de julho. Usuários relatam dificuldade para registrar problema. Ivete Caetano, presidente do Sintepe, disse que vários trabalhadores da educação estadual ficaram sem receber salários e benefícios
Uma mudança no Sistema de Gestão de Pessoas de Pernambuco tem causado transtornos a funcionários públicos estaduais. Denúncias enviadas à TV Globo informam atrasos de salários e divergências nos pagamentos de servidores ativos, aposentados e pensionistas (veja vídeo acima).
A mudança de sistema foi anunciada pela Secretaria de Administração (SAD) no dia 31 de julho. No dia seguinte, em 1º de agosto, a SAD usou seu perfil no Instagram para comunicar a identificação de problemas nas folhas de pagamento, sem informar a quantidade de pessoas afetadas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp
Como solução, a Secretaria prometeu o pagamento de folhas de pagamento extras, a partir do último sábado (3), mas nesta sexta-feira (9) parte dos servidores ainda aguardavam os salários. É o caso de Lílian Lima, pensionista que só recebeu metade do pagamento até o momento e enfrenta problemas para quitar as contas do mês.
“Cartão de crédito, plano de saúde, água, luz, telefone… tudo isso você não consegue [pagar] se você recebe 100% e sua vida está baseada naquele valor. Com 50% você não vai conseguir resolver quase nada”, contou Lílian Lima.
De acordo com a nota publicada pela SAD, servidores ativos que identificaram problemas nos contracheques deveriam procurar o setor de recursos humanos de seu órgão ou entidade, enquanto aposentados e pensionistas deveriam contatar a Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape).
Lílian Lima recebeu apenas metade de sua pensão e não conseguiu entrar em contato com a Funape
TV Globo/Reprodução
Desde o começo do mês Lílian tenta entrar em contato com a Funape pelo telefone disponibilizado na nota publicada no Instagram, mas em nenhum momento alguém atendeu. A TV Globo também tentou ligar para a fundação durante a produção desta reportagem, mas a ligação chamou até cair.
“Entrei no site da Funape, no Instagram, mandei inúmeras mensagens. Eles visualizaram e não responderam. Tentei por e-mail, não fui respondida, e pelo telefone que eles deixaram lá para contato. Então, nem telefone, nem e-mail, nem Instagram”, denunciou.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) fez um levantamento e identificou que pelo menos 1.940 pessoas ligadas à área de educação do estado tiveram algum problema com o último salário.
Segundo Ivete Carvalho, o Sintepe identificou 1.940 pessoas com problemas com o pagamento
TV Globo/Reprodução
“Muitas pessoas da nossa categoria estão sem receber auxílio-alimentação, auxílio-locomoção, diversos tipos de natureza financeira. Imediatamente fizemos contato com o governo, teve a reunião na Secretaria de Administração. Ela prometeu dar publicidade e transparência a tudo o que estava acontecendo mas, ainda assim, temos após 10 dias da data do pagamento pessoas da educação sem receber o salário e o governo não conseguiu resolver o problema”, disse Ivete Caetano, presidente do Sintepe.
A TV Globo procurou a Secretaria de Administração, questionando quantos servidores da ativa, aposentados e pensionistas foram afetados desde a mudança de sistema e quantos já tiveram sua situação regularizada, mas a secretaria não respondeu até a última atualização desta reportagem.
Por meio de nota, a SAD explicou apenas o que aconteceu no caso de Lílian Lima. Segundo a secretaria, o valor total da pensão dela foi dividido com a filha, que também é segurada do mesmo benefício. A SAD orientou que a mãe abra uma conta bancária no nome da filha e agende um atendimento na Funape para o recadastramento da criança.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Governo muda sistema de gestão e servidores estaduais reclamam de salários incompletos e benefícios atrasados
Adicionar aos favoritos o Link permanente.