As cinco melhores escolas de ensino médio em Santa Catarina são da rede pública. O ranking leva em consideração as notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgadas pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), na quarta-feira (14).
Na lista aparecem os municípios de Blumenau, Lages, Chapecó, Fraiburgo e São Bento do Sul. A capital Florianópolis ficou fora do “Top 5” de melhores escolas do estado.
Veja o ranking das melhores escolas de Santa Catarina
- Escola Técnica Do Vale Do Itajaí – Nota 6,2
- Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires – Nota 6,1
- Cedup de Chapecó – Nota 6,0
- IFC – Campus Fraiburgo – Nota 5,7
- Cedup Padre Afonso Robl – Nota 5,6
O Ideb avalia o desempenho dos estudantes de todo o Brasil a partir da taxa de aprovação das escolas e dos resultados em uma avaliação de matemática e português, o Saeb.
Resultados do Ideb em Santa Catarina
De acordo com o Ideb, Santa Catarina alcançou 6,4 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), resultado que ficou 0,1 ponto abaixo da meta estabelecida para o estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021).
Nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, Santa Catarina alcançou 5,2 pontos e o ensino médio registrou 4,2 pontos, ficando abaixo da meta do Ideb projetada para o estado em todas as etapas de ensino.
Como é calculado o Ideb nas escolas
O Ideb varia numa escala de 0 a 10. O índice é calculado a cada dois anos e utiliza duas variáveis: as notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a quantidade de alunos aprovados.