Fenômeno atingiu as cidades de São Joaquim e Urupema. Para os próximos dias, meteorologia prevê mais frio. São Joaquim e Urupema, na Serra Catarinense, justificaram o fato de estarem entre as cidades mais frias do Brasil. Entre a noite de sexta-feira (9) e a madrugada deste sábado (10), vários pontos dos de São Joaquim registraram queda de neve, que junto com o frio, que se aproximou de 0ºC, formou belas paisagens, pintando de branco uma variedade plantas, cercas e telhados.
Foi o primeiro episódio do fenômeno na cidade, de acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo em Santa Catarina. Em Urupema, onde as temperaturas chegaram a -2°C, a prefeitura também informou que houve queda de neve.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O fenômeno neste fim de semana na serra era previsto pela meteorologia. A chegada de uma massa de ar polar é responsável pela onda de frio que baixou as temperaturas na Região Sul a partir de uma combinação de baixas temperaturas, alta umidade e instabilidades atmosféricas na região.
“Durante esse período, os termômetros em São Joaquim registraram temperaturas próximas a 0°C, enquanto as imagens de satélite mostraram uma densa cobertura de nuvens, favorecendo a ocorrência do fenômeno”, detalhou o meteorologista Caio Guerra, da Defesa Civil.
Nem o frio extremo afastou a diversão de muitos moradores que foram para as ruas “celebrar” a primeira ocorrência de neve intensa deste inverno.
Neve é registrada em São Joaquim e Urupema, na Serra Catarinense
🌬️ Segue o frio
Ainda de acordo com a meteorologia, nos próximos dias, a previsão do tempo indica a chegada de uma intensa massa de ar frio à região, trazendo temperaturas ainda mais baixas.
“Contudo, com o tempo firme e o ar seco previstos, espera-se a formação de geadas amplas em todo o estado, sem expectativa de novas precipitações invernais, como neve ou chuva congelada”, enfatizou o órgão.
Moradora curtindo a neve em São Joaquim, na Serra de Santa Catarina
Mychel Legnaghi/São Joaquim Online
⚠️❄️ Orientações Defesa Civil
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil reforça que devido às baixas temperaturas é necessário seguir os alertas e cuidados para garantir a segurança dos moradores e turistas.
Recomenda-se atenção redobrada nas estradas, uso de roupas adequadas para o frio intenso e cuidado com a formação de gelo nas vias.
A Defesa Civil reafirma, que para os próximos dias, Santa Catarina permanece em alerta devido às baixas temperaturas previstas.
A recomendação é que a população esteja preparada, mantendo-se aquecida e atenta às atualizações meteorológicas.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias