‘Gerentes do crime’: líderes da maior facção de SC são presos em megaoperação

Uma megaoperação prendeu, na manhã desta quarta-feira (14), líderes da maior facção criminosa de Santa Catarina. A ação da Polícia Civil aconteceu na Zona Leste de Joinville e chegou a dois dos principais chefes do grupo na cidade.

Megaoperação contra facção de SC ocorreu nesta quarta-feira (14)

Membros da maior facção de SC foram detidos em Joinville – Foto: NDTV

As investigações começaram no final do ano passado e culminaram na expedição de 10 mandados de prisão e dez de busca e apreensão, mobilizando cerca de 50 policiais civis, além de agentes da Polícia Penal e cães farejadores.

Segundo o delegado José Gattaz Neto, a três líderes que gerenciam a facção em Joinville eram alguns dos alvos dos mandados de prisão: o rigor, que aplica punições aos membros do grupo, o disciplina, que decide sobre a aplicação das punições e o chamado CDC, que atua como uma espécie de RH da organização, fazendo o cadastro dos integrantes. O disciplina, porém, ainda não foi detido.

Conforme Gattaz, a determinação do delegado regional, Rafaello Ross, é que haja o combate incisivo contra estas organizações criminosas para controlar o nível de segurança pública em Joinville. “[Essas organizações] praticam crimes extremamente violentos, homicídios, roubos a residências e a comércios”, afirma o delegado.

Maior facção de SC busca expandir negócios

O tráfico de drogas, porém, é a principal atividade da facção de SC, assim como de outros grupos criminosos por todo o país. “Eles têm buscado dominar mais espaços e, para isso, têm enfrentado outras organizações criminosas, com isso geram um aumento no número de homicídios e de crimes violentos.

Um dos grupos com os quais a maior facção de SC tem entrando em confronto é de São Paulo. Ele domina o tráfico de drogas no Estado e é o principal rival do grupo catarinense.

“Por isso é importante uma operação como essa hoje, que a gente consegue desmantelar grande parte dessa facção e com isso enfrentar mais o crime organizado”, afirma José Gattaz Neto.

“Soldados” da facção de SC também foram presos

Ainda era madrugada quando os alvos da megaoperação deflagrada nesta quarta foram surpreendidos pelos policiais civis na Zona Leste da cidade. Um deles se preparava para sair de casa e levar a esposa ao trabalho quando foi preso, ainda dentro do quarto.

Além dos chefes da facção, outros membros foram detidos, como os chamados “soldados”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.