Animal foi encontrado por sua dona com a faca cravada nas costas, segundo polícia. Cachorro esfaqueado em rua de Manaus
Divulgação
Um homem de 28 anos foi preso, na segunda-feira (12), suspeito der esfaquear um cachorro no dia 16 de maio deste ano, na rua Juvenal Tavares, conjunto Amazonino Mendes, bairro Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus.
A delegada Juliana Viga informou que as investigações começaram após a tutora do cachorro comparecer à Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) para relatar que seu pet havia sido esfaqueado nas costas e que ela já havia identificado o suspeito após consultar as câmeras de vigilância de sua residência.
“O mandado de prisão preventiva em nome do suspeito foi decretado pela Justiça ainda no curso da investigação. Quero ressaltar que esta é a sexta prisão preventiva que cumprimos pelo crime de maus-tratos a animais”, informou a delegada.
Crime
A ação criminosa ocorreu por volta da meia-noite, após a dona do cão abrir o portão da residência para que o cachorro saísse para fazer suas necessidades fisiológicas. Alguns minutos depois, ela encontrou uma faca cravada nas costas do animal.
O cachorro foi levado para uma clínica veterinária, onde passou por uma cirurgia para a retirada do objeto.
A delegada informou ainda que, no dia do crime, a mulher identificou o autor em um terminal de ônibus da cidade e acionou a polícia, mas ele conseguiu fugir antes que os agentes chegassem.
“Após a ordem judicial ser decretada, conseguimos localizar e prender o autor na rua Fuxico, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste. Em depoimento, ele alegou que reagiu a um suposto avanço do cachorro, o que não justifica tal ato”, ressaltou Juliana Viga.
O suspeito deve responder por maus-tratos a animais, passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
Faca usada pelo suspeito para atingir o cachorro
Divulgação
Denúncias e Registro de BO
O Boletim de Ocorrência (BO) sobre crimes contra animais pode ser registrado na unidade policial mais próxima ou diretamente na Dema, localizada na rua Paul Adam, Conjunto Shangrilá, Bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul. O BO também pode ser registrado na Delegacia Virtual (Devir), no site: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.
A Dema também disponibiliza o número (92) 3667-7741, disque-denúncia da unidade especializada, ou 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A identidade do denunciante será mantida em sigilo.