Para alguns, comer entre as refeições está diretamente ligado ao ganho de peso. Mas é recomendado – e saudável – fazer pequenas refeições entre as principais, como café da manhã, almoço e lanche.
Obviamente, petiscar nestes horários será decisivo para a contagem total de calorias do dia. Nesse sentido, é preciso estar atento ao que se come. Produtos industrializados que são anunciados no supermercado, como salgadinhos, por exemplo, não são as melhores opções.
De acordo com William Kraus, cardiologista e professor na Escola de Medicina da Universidade Duke, nos Estados Unidos, amendoim é o lanche ideal para saciar a fome momentaneamente por ter uma composição nutricional equilibrada, rica em gorduras saudáveis e fibras.
Amendoim é lanche ideal entre as refeições
De acordo com o Portal da Unimed, o grão de amendoim tem de 25 a 32% de proteína (albuminas e globulinas), 8 a 12% de carboidrato, 3% de fibra, e 2,5% de minerais.
O amendoim tem diversas vitaminas e minerais, como vitamina E, vitaminas do complexo B, folato, magnésio, zinco, fósforo, cobre, potássio e cálcio, além de conter ômega-6, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.
Segundo o cardiologista, essa combinação faz do amendoim uma escolha inteligente para quem busca reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.
Embora calóricos, com cerca de 600 quilocalorias por 100 gramas, os amendoins são altamente saciantes, devido ao seu conteúdo de 27% de proteínas e 8,1% de fibras.
Esses nutrientes ajudam a controlar a fome e a evitar excessos alimentares, diminuindo o risco de obesidade. O Dr. Kraus reforça que, além dos amendoins, outros frutos secos naturais e sem sal são excelentes opções de lanche.
O especialista recomenda que ao sentir fome entre as refeições, opte por lanches que protejam o coração e contribuam para a manutenção do peso, como frutos secos e os amendoins. Entretanto, devem ser consumidos com moderação.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.