Aeronaves caíram em áreas urbanas, cercadas por imóveis, e chocaram o Brasil. Acidente em Vinhedo (à esq) aconteceu quase dez anos após tragédia com avião que levava Eduardo Campos (centro e à esq.)
TV Globo, Caio Kenji/g1 e Walter Mello/A Tribuna de Santos/Folhapress
A queda do avião que deixou 61 mortos em Vinhedo (SP) aconteceu quatro dias antes da morte de Eduardo Campos, candidato à presidência em 2014, completar dez anos. O político morreu junto com outras seis vítimas em um acidente envolvendo uma aeronave em Santos (SP).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Além das datas, os casos contam com outras similaridades, tendo os aviões caído em áreas urbanas, com imóveis ao redor, sendo vistos por moradores e gerando grande repercussão no país. Veja abaixo:
➡️ A tragédia envolvendo a aeronave que levava Eduardo Campos (PSB) aconteceu em 13 de agosto de 2014. O avião atingiu um terreno baldio em meio a comércios e prédios residenciais, no bairro Boqueirão, em Santos (SP). O acidente completa dez anos na próxima terça-feira (13).
⚠️O avião decolou do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino à Guarujá (SP). O Comando da Aeronáutica afirmou à época que a aeronave arremeteu [procedimento em que o piloto retoma o voo] quando se preparava para pousar. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com o transporte.
🗣️ Ao g1, pessoas que presenciaram a tragédia em Santos relataram o ocorrido. “Eu pensava que era um asteroide. Estava lendo a bíblia, pensei que era o final dos tempos”, comentou um comerciante à época.
Além de Eduardo Campos, outras seis pessoas morreram na queda do avião em Santos (SP)
Arquivo/A Tribuna Jornal
➡️ A tragédia envolvendo a aeronave que caiu em Vinhedo (SP) aconteceu na última sexta-feira (9). O avião caiu em um condomínio no bairro Capel. Foram registradas as mortes de 57 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 61 pessoas.
⚠️O avião modelo ATR-72 saiu de Cascavel (PR) às 11h58 com destino a Guarulhos (SP), segundo a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20, mas a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas da torre de São Paulo.
🗣️A queda do avião foi registrada em vídeo por moradores de Vinhedo (SP). “Que isso, velho? […] Você está louco, bicho”, afirmou um homem que filmou a tragédia (assista abaixo).
Vídeo mostra queda de avião em Vinhedo
Tragédia em Vinhedo (SP)
Trajetória de avião que caiu em Vinhedo
Arte g1
Como era o avião que caiu em Vinhedo
Arte g1
Nota FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP).
Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
Nota companhia aérea
A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 57 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.
A VOEPASS Linhas Aéreas informa que a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC sem nenhuma restrição operacional, com todos os seus sistemas aptos para a realização do voo.
Nota aeroporto de Cascavel
A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informa que aguarda informações da companhia aérea Passaredo que, no momento, é o único órgão que detém informações oficiais.
Uma operação padrão de emergência regida pela equipe do Aeroporto está em curso para entrar em contato com as famílias de possíveis vítimas.
A aeronave que saiu do Aeroporto Regional de Cascavel com destino a Guarulhos, caiu cidade de Vinhedo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9).
Nota Ministério Portos e Aeroportos
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) lamenta profundamente o acidente envolvendo a aeronave com passageiros, ocorrida em Vinhedo, no início da tarde desta sexta-feira (9), e manifesta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está acompanhando a prestação do atendimento aos familiares pela empresa aérea, bem como adota as providências necessárias para averiguação da situação regulamentar da aeronave e dos tripulantes, no âmbito de suas atribuições.
O Governo Federal acompanha ainda os desdobramentos das investigações oficiais sob competência do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Tragédia em Santos (SP)
Avião com o então candidato à presidência Eduardo Campos caiu em Santos (SP), em 2014
Arquivo/A Tribuna Jornal
De acordo com a Aeronáutica, a aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino à Base Aérea de Santos, em Guarujá. O avião arremeteu devido ao mau tempo e, pouco tempo depois, perdeu o contato com o controle de tráfego aéreo.
Dez pessoas tiveram ferimentos leves e precisaram ser encaminhadas para hospitais da região, sendo liberadas em seguida.
Além de Eduardo Campos, morreram no desastre: Alexandre Severo e Silva, fotógrafo; Carlos Augusto Leal Filho, assessor; Pedro Valadares Neto, assessor e ex-deputado federal; Marcelo de Oliveira Lyra, cinegrafista; e os pilotos Geraldo Magela Barbosa da Cunha e Marcos Martins.
Eduardo Campos
Eduardo Campos e outras seis pessoas morreram em um acidente de avião, em 2014
Walter Mello/A Tribuna de Santos/Folhapress; Caio Kenji/G1
Eduardo Campos nasceu em 10 de agosto de 1965, em Recife (PE), e morreu em agosto de 2014, aos 49 anos. Ele era neto de Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco para quem trabalhou, dando seus primeiros passos na carreira política como chefe de gabinete do avô, nos anos 1980.
Ele era filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e ocupou vários cargos públicos, como deputado estadual, secretário de governo e ministro de Ciência e Tecnologia no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em 2007 foi eleito governador de Pernambuco, sendo reeleito em 2010.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos