O teste do bafômetro sempre causa medo aos condutores. Um recente estudo feito pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor apontou a presença de etanol no pão de forma industrializado, devido ao conservante antimofo borrifado com álcool sobre o produto para que ele dure mais nos supermercados.
Uma das marcas analisadas a porcentagem de álcool encontrada foi de 3,37%. Já a legislação exige que as bebidas que tenham teor de etanol acima de 0,5% sejam classificadas como alcóolicas apontado no bafômetro.
É importante ressaltar que o pão de forma não está sozinho. Outros alimentos podem indicar esse resultado, porém esse teor alcoólico é eliminado pelo organismo em poucos minutos.
Outros alimentos que podem conter álcool no bafômetro
Frutas como banana e maçã já maduras
Algumas frutas quando já estão muito maduras, como a maçã ou a banana, passam por um processo natural de fermentação. Nele ocorre a metabolização do açúcar pelas bactérias, o que forma uma certa quantidade de álcool etílico.
Bebidas fermentadas
Já bebidas fermentadas como Kefir e Kombucha também podem conter álcool pois passam pelo mesmo processo. No caso do Kombucha é uma bebida fermentada e probiótica à base de chá. É nutritiva e ótima para o intestino, mas contém traços de álcool.
Vinagre
O vinagre é mais um alimento que pode conter álcool. Isso por conta da fermentação da bebida. O álcool etílico chega ao máximo de 1,5% no fim do processo
Até o vinagre de maçã, comumente vendido sem álcool pode conter a fermentação que gere o álcool e é passível de uma assoprada no bafômetro.
Shoyu
O shoyu, o famoso molho de soja japonês, também tem álcool. A fermentação da soja e do trigo gera o álcool.
A quantidade pode passar de 2% de álcool por volume e versões mais potentes podem até superar algumas bebidas mais fracas em teor alcoólico.
Bombom de licor também registra álcool?
É bem provável também que o bombom de licor tenha álcool, porém ele é absorvido pelo organismo entre 10 a 20 minutos após ser ingerido e não afeta o funcionamento das células nervosas.
Além de não ter perigo de ser multado, o condutor ainda não ficará sonolento com reflexos prejudicados, caso tenha consumido a sobremesa.
Motorista não será autuado por causa de um alimento
Por mais que contenham álcool em sua formação, esses alimentos devem ser motivos de autuação dos motoristas com base na Lei Seca, porém podem acusar no bafômetro dependendo do tempo que a pessoa comeu e e do tempo entre a ingestão do alimento e a blitz.