Bacharelado, licenciatura ou tecnólogo: o que é melhor para a sua carreira?


Todos são cursos de graduação de nível superior, mas oferecem direcionamentos profissionais diferentes. Na hora de escolher um curso de graduação é preciso optar entre os 3 graus acadêmicos disponíveis no ensino superior: bacharelado, licenciatura e tecnólogo.
Embora todos eles confiram diplomas e permitam fazer uma especialização posteriormente, entender as diferenças entre cada nível acadêmico é essencial para optar por um curso que esteja alinhado aos seus objetivos profissionais.
O que é bacharelado?
O bacharelado é possivelmente o mais tradicional e conhecido dos níveis acadêmicos. Nesse tipo de curso os alunos têm acesso a uma formação aprofundada em uma área específica do conhecimento.
Os cursos de bacharelado têm duração média de 4 anos e após obter o título de bacharel o formando estará apto para exercer sua profissão, salvo nos casos em que o curso exija a realização de uma prova para validar a certificação profissional, como é o caso do Exame da Ordem do curso de Direito e do Exame de Suficiência do curso de Ciências Contábeis.
O bacharel não pode dar aulas em escolas do ensino fundamental, mas caso realize um mestrado ou doutorado poderá lecionar no ensino superior.
Alguns exemplos de bacharelado incluem graduações como:
Administração
Agronomia
Arquitetura e Urbanismo
Biomedicina
Ciências Contábeis
Direito
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Civil
Engenharia Mecânica
Fisioterapia
Medicina Veterinária
Nutrição
Odontologia
Psicologia
Publicidade e Propaganda
O que é licenciatura?
Os cursos de licenciatura formam profissionais habilitados a dar aulas na educação básica, incluindo os ensinos infantil, fundamental e médio, além do ensino profissionalizante.
Mas os formandos não precisam atuar necessariamente como professores. Também é possível seguir carreira na administração escolar e em centros de pesquisa, por exemplo.
Com duração de 4 anos, aproximadamente, uma das licenciaturas mais conhecidas é o curso de Pedagogia.
O que é tecnólogo?
É comum que as pessoas confundam os cursos técnicos com os cursos tecnólogos e acreditem se tratar da mesma coisa, mas existe uma diferença com relação ao nível de escolaridade: enquanto o primeiro é uma formação de ensino médio, o tecnólogo é uma graduação, ou seja, uma formação de ensino superior.
Na comparação com o bacharelado e a licenciatura, o tecnólogo tem uma duração menor, em torno de 2 anos, além de um enfoque direcionado ao mercado de trabalho, contribuindo para formar profissionais com demandas específicas.
É possível citar vários exemplos de cursos tecnólogos, tais como:
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Design Gráfico
Gastronomia
Gestão Comercial
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Logística
Marketing
Processos Gerenciais
Bacharelado, licenciatura e tecnólogo: como escolher o grau acadêmico ideal?
Essa decisão deve ser feita com base nos objetivos profissionais e no tempo disponível para se dedicar aos estudos. Veja qual formação mais combina com você.
Bacharelado: é indicado para quem busca um aprendizado mais aprofundado e tem como objetivo exercer profissões como engenheiro e advogado, por exemplo. Um curso de bacharelado também exige maior disponibilidade.
Licenciatura: ideal para quem tem o propósito de ensinar ou de trabalhar com educação de alguma forma. Assim como o bacharelado, também requer mais tempo de dedicação.
Tecnólogo: é a opção perfeita para quem deseja ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho e procura por uma formação mais curta, seja por questões financeiras ou de disponibilidade de horários.
Seja qual for a opção ideal para o seu futuro, saiba que você encontra todos os níveis acadêmicos na Univel. A grade de cursos da instituição oferece graduações do tipo bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Inscreva-se agora no vestibular e venha se especializar no melhor centro universitário de Cascavel.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.