Robótica nas Escolas


Como o Método TRON transforma a educação e se torna um diferencial. Tecnologia que conecta mentes e cultiva futuro
Em meio às discussões sobre os efeitos das telas na educação, uma prática vem ganhando espaço por mostrar que tecnologia e aprendizado não precisam caminhar em direções opostas. A robótica educativa surge como uma ponte entre inovação e pedagogia, oferecendo aos alunos não só contato com ferramentas do presente, mas também a oportunidade de desenvolver competências essenciais para o futuro. Quando aplicada com intencionalidade, ela transforma a sala de aula em um espaço de criação, descoberta e conexão significativa com os conteúdos curriculares.
Alunas do Ensino Fundamental I, durante uma aula de Robótica Ativa com o Método TRON, manuseando componentes como LED, placa Arduino, bateria de 9V e fios jumper.
TRON Robótica Educativa
É com esse olhar que a startup piauiense TRON Robótica Educativa vem se consolidando como uma referência nacional em metodologias inovadoras para o ensino. Seu principal diferencial está no Método TRON, um modelo pedagógico que integra tecnologia, criatividade e interdisciplinaridade, adaptado para escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
O que é o Método TRON?
O Método TRON é uma proposta de ensino-aprendizagem que une os princípios da cultura maker, do pensamento computacional e do protagonismo estudantil. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ele promove o desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e técnicas por meio da robótica aplicada.
O método é dividido em duas vertentes principais:
● Robótica Infantil, voltada à educação infantil, com atividades lúdicas mediadas pelos robôs educativos de autoria da empresa, que despertam o interesse das crianças pela tecnologia desde cedo e desenvolvem habilidades essenciais para a infância;
Aluna da Robótica Infantil manuseando o Robô TRON.
TRON Robótica Educativa
● Robótica Ativa, voltada ao Ensino Fundamental e Médio, que trabalha com projetos práticos, programação, eletrônica e automação, por meio de tecnologias open source, a exemplo, o Arduino.
Alunos da Robótica Ativa montando circuito utilizando o software e o hardware Arduino.
TRON Robótica Educativa
O grande diferencial está no material autoral da metodologia, que disponibiliza o laboratório de robótica, os livros escolares, os componentes eletrônicos, acompanhamento pedagógico, dentre outros recursos que fazem parte do programa pedagógico.
Transformando a sala de aula em um laboratório criativo
Com o Método TRON, os alunos deixam de ser apenas consumidores de conteúdo e passam a ser criadores. Eles constroem soluções para problemas reais, desenvolvem projetos interdisciplinares e participam de feiras de robótica, onde apresentam suas ideias à comunidade escolar. Porém, também existe a possibilidade do “para além da feira”, onde os projetos destaque podem ser apresentados em feiras nacionais e até internacionais!
Camila Feitosa, aluna do Método TRON desde a infância, conquistou medalha de prata na categoria Engenharia durante o I-FEST² na Tunísia, na África.
TRON Robótica Educativa
Além da prática, o método promove uma formação contínua dos educadores, preparando-os para atuar como mediadores do futuro da educação, que já começou, que exige uma aprendizagem ativa, colaborativa e transformadora. O professor não “entrega” o conteúdo — ele facilita, orienta e desafia os alunos a irem além.
Alunos da Robótica Ativa criaram um sensor de alagamento como uma solução para alertar motoristas e pedestres em zonas de risco durante fortes chuvas na cidade de Teresina no Piauí.
TRON Robótica Educativa
Um diferencial para a escola, uma mudança para a vida
Aluna do Método TRON medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
TRON Robótica Educativa
Escolas que adotam o Método TRON passam a oferecer um diferencial real em suas propostas pedagógicas. A robótica se torna parte do currículo, não como um “extra”, mas como uma disciplina integrada às demais, conversando com as demais disciplinas.
O Método TRON já está presente em diversas escolas espalhadas pelo Brasil, promovendo a inserção tecnológica na sala de aula e impactando positivamente a jornada dos alunos. As escolas que o adotam apresentam rendimentos positivos tanto nas disciplinas da grade curricular quanto em olimpíadas educacionais, como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e outras iniciativas científicas.
A TRON acredita que a educação do futuro começa no presente — e que toda escola tem o potencial de se tornar um espaço vivo de invenção, inclusão e transformação.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.