Dados foram divulgados no dia 17 de abril pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
e mostraram que 97% dos moradores moram em vias com árvores. Represa de São José do Rio Preto (SP)
Rogério Pedrozo/TV TEM
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que mais de 90% dos moradores de São José do Rio Preto moram em vias com árvores. Os dados foram divulgados no dia 17 de abril.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Segundo os dados divulgado pelo IBGE do Censo Demográfico 2022: Característica Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, 97,78% dos moradores moram em vias que possuem árvores. O IBGE considerou como ruas arborizadas aquelas que tivessem pelo menos uma árvore de, no mínimo, 1,70 metros.
A pesquisa traz os recortes de grandes regiões, unidades da federação, municípios e concentrações urbanas. A variável usada no índice de arborização é o percentual de domicílios particulares permanentes ocupados em setores selecionados para a pesquisa cujo o entorno existe uma árvore ou mais.
A pesquisa revelou que 2.059 municípios tinham entre 80,1% e 100% dos moradores em locais que possuíam alguma arborização, o que representa um pouco mais de 1/3 (36,8%) do total de municípios pesquisados. A arborização verificada pela pesquisa é aquela presente na malha urbana dos municípios.
Veja o número de domicílios arborizados em Rio Preto com base nas faces de quadra, que são os lados ou a frente de uma quadra que contém essas árvores:
1 a 2 árvores: 4.481 faces de quadras
3 a 4 árvores: 5.006 faces de quadras
5 ou mais árvores: 19.017 faces de quadras
Sem árvores: 4.449 faces de quadras.
Ações que contribuem para arborização do município
O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Rio Preto que informou sobre as ações tomadas pelo município para o número ser tão alto. Uma das atividades é a doação de mudar feitas pelo Viveiro Municipal, órgão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo.
Durante 2024, o viveiro registrou a doação de 23.435 mudas de árvore e até o último registro de 2025, que foi no dia 14 de abril, 4.580 mudas já foram doadas.
O munícipie pode retirar gratuitamente até duas mudas de árvores por mês (endereço) para plantar no imóvel. Para realizar a retirada é necessário um comprovante de residência no nome da pessoa que deseja retirar e um documento pessoal.
A bióloga e doutora em botânica do município, Valéria Stranghetti de 59 anos falou sobre o número de árvores ser bom mas que Rio Preto ainda sim tem alguns problemas a serem resolvidos.
“Nós temos um problema sério aqui (Rio Preto) com as podas irregulares e drásticas, a cidade é bem arborizada mas é muito quente, pois as árvores que temos não conseguem suprir esses serviços ambientais, pois elas deveriam apresentar sombras principalmente nas áreas de asfalto” explica.
Valéria Stranghetti de 59 anos que é bióloga e doutora em botânica em Rio Preto (SP)
Arquivo pessoal
O problema com a poda é preocupante pois impede que essas árvores prestem os serviços ambientais que os moradores precisa.
“Vejo que Rio Preto precisa se planejar melhor e plantar, mas plantar de uma forma adequada. Houve muitos plantios inadequados, em ruas com fiação e calçamento estreito” revela.
Regiões do Brasil com área sem arborização
O Brasil tem 34% da população — o equivalente a 59 milhões de pessoas — vivendo em vias sem nenhuma árvore, segundo dados divulgados no dia 17 de abril, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por outro lado, quase 115 milhões de habitantes (66% do total), residem em trechos de ruas arborizadas.
Confira os destaques do g1
g1 em 1 minuto: pesquisadores desenvolvem creme dental que evita manchas e clareia dentes
Com ajuda da nanotecnologia, pesquisadores desenvolvem creme dental que evita manchas e clareia os dentes
Menino de 13 anos é esfaqueado durante briga em escola estadual do interior de SP
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM