

Veja, abaixo, como pedir ressarcimento para o instituto – Foto: Marcela Matos/Ascom
De acordo com os números divulgados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) neste sábado (17), quase 1,5 milhão de pessoas já solicitaram a devolução de descontos indevidos pelo aplicativo e site Meu INSS.
O balanço dos quatro primeiros dias de consulta dos descontos de entidades associativas na folha de aposentados e pensionistas foi fechado às 17h. Ao todo, foram registrados 41,7 milhões de acessos ao sistema durante o período.
Veja os números em quatro dias:
1. Meu INSS
- Acessos aos Meu INSS: 41.725.324
- Acesso a funcionalidade de Consulta dos descontos: 6.999.553
- Acessos de usuários que não possuíam descontos: 3.375.438
2. Consulta dos descontos de entidades associativas
- Quantidade de consultas: 1.494.956
- Quantos não autorizaram e solicitaram o reembolso: 1.467.933
- Quantos autorizaram os descontos: 27.023
- Canal de atendimento Meu INSS: 1.374.810 (92,0%)
- Canal de atendimento Central 135: 120.146 (8,0%)
- Quantidade de Entidades Contestadas: 41

Solicitações de beneficiários para a devolução de descontos indevidos iniciou na quarta-feira (14) – Foto: Divulgação/Portal Gov.br
Saiba como pedir a devolução de descontos indevidos
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
- Informe seu CPF e senha;
- No campo “Do que você precisa?”, digite: Consultar descontos de entidades;
- Caso existam descontos, marque se foram ou não autorizados;
- Informe um e-mail e telefone para contato;
- Declare que os dados fornecidos são verdadeiros;
- Clique em Enviar Declarações.
O processo de devolução de descontos indevidos também pode ser solicitado por meio da Central 135, para aqueles que não utilizam o aplicativo. O instituto alerta que não entra em contato com beneficiários por telefone, WhatsApp, e-mail ou SMS.