

INSS notifica aposentados: entenda como será o ressarcimento a partir desta terça-feira – Foto: Marcela Matos/Ascom INSS
O INSS notifica aposentados e pensionistas a partir desta terça-feira (13) para que verifiquem se autorizaram ou não descontos aplicados em seus benefícios nos últimos anos.
Ao todo, 9 milhões de beneficiários estão sendo contatados pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. A medida faz parte da ação do Instituto Nacional do Seguro Social para combater fraudes investigadas pela Polícia Federal e pela AGU (Advocacia-Geral da União).
A orientação do INSS é que os segurados confiram, a partir desta quarta-feira (14), se reconhecem os abatimentos aplicados em suas aposentadorias ou pensões. O procedimento é simples: o beneficiário apenas precisa confirmar se autorizou ou não o desconto informado. Não é necessário apresentar documentos.
“A comunicação será feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS ou pela central telefônica 135. Reforçamos que o INSS não envia mensagens por WhatsApp, e-mail ou SMS”, alertou o presidente do instituto, Gilberto Waller, em entrevista coletiva.

Gilberto Waller Júnior confirmou que o INSS notifica aposentados a partir desta terça-feira – Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Segundo ele, caso o aposentado não reconheça o desconto, o INSS notificará diretamente a associação responsável pela cobrança. “O segurado não precisa entrar em contato com a entidade nem fornecer nenhuma informação adicional. Nós faremos a intermediação e a defesa dos direitos do cidadão”, afirmou Waller.
As entidades notificadas terão até 15 dias úteis para comprovar que houve autorização formal por parte do aposentado. Caso não apresentem a documentação exigida, deverão devolver o valor indevidamente cobrado por meio de uma GRU (Guia de Recolhimento da União). O montante será então repassado diretamente à conta do benefício do segurado.
Na semana passada, o INSS já havia informado 27 milhões de aposentados e pensionistas de que não foram vítimas de fraudes. Essa comunicação também foi feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.
INSS notifica aposentados para devolução de valores
O INSS também anunciou a devolução de R$ 292,7 milhões referentes a descontos indevidos registrados entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Os valores correspondem às mensalidades de abril, que foram bloqueadas antes de serem repassadas às associações.
A operação que revelou o esquema de fraudes foi deflagrada no dia 23 de abril, após o fechamento da folha de pagamento.

INSS notifica aposentados sobre descontos indevidos – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND
INSS notifica aposentados: a maioria das vítimas eram idosos analfabetos digitais
As vítimas da fraude no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) eram em maioria pessoas idosas, analfabetas digitais e pessoas que não sabiam ler ou escrever, apontou o relatório da CGU (Controladoria Geral da União). O golpe desviou mais de R$ 6 bilhões de aposentados e pensionistas.
A fraude no INSS teria ocorrido entre 2019 e 2024, período em que as entidades teriam falsificado assinaturas de beneficiários.
*Com informações de R7