Zona Azul ou vagas em diagonal? Entenda projetos para estacionamento em Florianópolis

Estacionamento em Florianópolis é macardo por carros em locais proibidos

Propostas visam ampliar as vagas de estacionamento em Florianópolis – Foto: Diorgenes Pandini/ND

Estacionar no Centro de Florianópolis é uma missão complexa. Com o estacionamento rotativo, popularmente conhecido como Zona Azul, desregulamentado desde janeiro, as vagas são ocupadas cedo. Afinal, sem a cobrança, é possível deixar o veículo praticamente o dia inteiro nas vagas disponíveis.

Para resolver isso, o Executivo enviou um projeto de lei à Câmara de Vereadores e a matéria aguarda parecer da Procuradoria para depois tramitar nas comissões e ser apreciada em Plenário. Mas outra proposta, do vereador João Padilha (PL), visa ampliar as vagas de estacionamento em Florianópolis. A ideia é permitir e viabilizar, onde for possível, que os motoristas estacionem na diagonal, favorecendo que mais veículos ocupem o mesmo espaço.

A proposição de Padilha está nos primeiros passos na Câmara. No momento, em conferência de certidão, isto é, a verificação se existe projeto igual tramitando ou se tramitou algum semelhante no passado.

Motoristas relatam problemas com estacionamento em Florianópolis

Para Lucas Cidnei Pereira, 25 anos, do Ribeirão da Ilha, a solução é boa, pois ele concorda que é difícil encontrar vaga, especialmente no Centro: “Quanto mais vagas, melhor. A cada um carro parado reto, cabem dois ou três na diagonal, dependendo do tamanho, então, se aumentar o número de vagas, melhor”, afirma.

Motorista de aplicativo, Anderson Assis, 43 anos, estava num local proibido quando abordado pela reportagem. “Não tem vaga, é muito difícil”, relatou. Ele é mais um que apoia a proposta de vagas na diagonal. “Boa ideia. Se a gente quer parar no Centro, tem que pagar estacionamento, que não é barato, porque é quase impossível achar vaga”, reclamou.

Morador da Ponta das Canas, Norte da Ilha, ele evita ir para o Centro, pela dificuldade para estacionar. “Temos que torcer para que dê certo o estacionamento em diagonal, porque é uma iniciativa legal”, completou Anderson, que também reclamou da ausência do estacionamento rotativo: “Faz falta. Você pode parar por um tempo, não é tão caro quanto o estacionamento. Tem que arrumar, porque senão o pessoal deixa às 8h e só sai às 18h. Não tem condição.”

Proposta promove rotatividade e fluidez do tráfego, diz vereador

De autoria do vereador Padilha, o projeto de lei 19.540/2025 dispõe sobre a implantação de vagas de estacionamento em ângulo de 45 graus nas vias públicas de Florianópolis, desde que as condições geométricas e operacionais da via permitam.

A implantação observaria as normas da resolução 302/2008 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e demais normas complementares de sinalização viária, priorizando o uso racional do espaço urbano em áreas de alta demanda, como zonas comerciais, institucionais e turísticas.

A proposta diz, também, que caberá à Secretaria Executiva de Operações de Mobilidade a elaboração dos estudos de viabilidade e de impacto viário necessários à implantação e que as despesas decorrentes da execução da lei ficarão por conta das dotações orçamentárias do município, suplementadas se necessário.

Na justificativa, o vereador argumenta que a medida é reconhecida nacionalmente pelo potencial de otimizar o uso da via pública, permitindo maior aproveitamento do espaço em vias com largura compatível e favorecendo a rotatividade de veículos.

“Estudos técnicos demonstram que essa configuração pode ampliar significativamente a capacidade de acomodação de veículos, promovendo a rotatividade e contribuindo para a fluidez do tráfego, além de reduzir pontos de congestionamento em áreas de grande circulação.”

A Prefeitura de Florianópolis se manifestou por meio da Secretaria de Operações de Mobilidade, destacando que ainda não recebeu oficialmente o projeto para manifestação, mas que vê a ação com bons olhos. Frisou, também, que sempre será necessário um estudo de viabilidade para que a implantação realmente ocorra apenas onde não haja prejuízos para a fluidez e mobilidade do trânsito.

Regularização da Zona Azul aguarda parecer

Apresentado pelo Executivo, o projeto para regulamentar o estacionamento rotativo em Florianópolis aguarda parecer da Procuradoria da Câmara de Vereadores. O novo projeto atende à demanda da Justiça, que questionava o modelo anterior de contratação feito pelo município.

Projeto para regulamentar o estacionamento rotativo em Florianópolis aguarda parecer da Câmara de Vereadores – Foto: Leo Munhoz/Arquivo/ND

Conforme o secretário de Infraestrutura, Rafael Hahne, o modelo proposto prevê a outorga da concessão onerosa e a contratação do serviço por meio de licitação, assegurando maior transparência e eficácia na seleção das empresas gestoras.

“A obrigatoriedade do uso de tecnologia eletrônica e informatizada para a gestão das vagas proporcionará maior controle sobre a arrecadação e fiscalização, garantindo que os recursos arrecadados sejam efetivamente revertidos para melhorias na mobilidade urbana”, argumentou Hahne em ofício ao secretário da Casa Civil, Ronaldo Freire.

Hahne também destacou que há a previsão de que os equipamentos, obras e instalações sejam revertidos ao Poder Público ao final da concessão, sem custos adicionais. Também assegura que os investimentos permaneçam como patrimônio público, beneficiando a população a longo prazo.

“Outro ponto relevante é a destinação dos recursos arrecadados ao Fundo Municipal de Trânsito, possibilitando investimentos diretos em infraestrutura viária, sinalização, educação no trânsito e outras medidas que contribuam para a segurança e fluidez do tráfego na cidade.”

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