

Cardeal brasileiro foi um dos eleitores do Conclave que escolheu o papa Leão XIV – Foto: Reprodução/Vatican News
Em seu primeiro pronunciamento após a escolha do papa Leão XIV, o Arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Scherer, destacou a rapidez com que foi definido o Conclave, o que, em sua opinião, demonstra um grande consenso dentro da Igreja Católica.
“Nós estamos muito felizes, porque a eleição transcorreu bem, em tempo muito breve, levamos menos de 24 horas, na quarta sessão de votação ele já foi eleito, aceitou e assumiu com o nome de Leão XIV”, comentou o cardeal brasileiro que participou do Conclave. O pronunciamento foi encaminhado em áudio para a assessoria da Arquidiocese paulista.

Arcebispo de São Paulo destacou que escolheu não completou 24 horas – Foto: Reprodução/Vatican News
O novo líder da Igreja Católica, cardeal Robert Prevost, tem 69 anos e é o primeiro papa norte-americano da história. Nascido em Chicago, Illinois, ficou conhecido como o “padre de duas pátrias” devido à sua atuação no Peru, nos anos 80.
Escolha do papa Leão XIV
Segundo dom Odilo o clima foi de serenidade. “Diferentemente de que alguém possa imaginar, no Conclave nós rezamos, votamos e depois há as escrutinações. Não há campanha, discurso, propaganda, partido, nada disso. Cada cardeal vota de acordo com a própria consciência e assim, nas votações, vai se chegando ao resultado, pouco a pouco, e foi o que aconteceu de maneira bastante rápida, sinal de que havia um consenso bastante grande em torno do nome do Cardeal Prevost, que foi eleito como Papa”, afirmou.

Dom Odilo participa nesta sexta-feira (9) da primeira missa do novo papa – Foto: Luciney Martins/Arquidiocese de São Paulo
Não é a primeira vez que o Arcebispo de São Paulo reforça que a política não faz parte do Conclave. Em sua última entrevista coletiva antes da viagem para o Vaticano, dom Odilo afirmou que não haveria uma disputa entre progressistas e conservadores. “Essa é uma preocupação externa não da Igreja”, disse na época. Na mesma coletiva, ele lembrou seu último encontro com o papa Francisco, que morreu em 21 de abril.
Dom Odilo participa na manhã desta sexta-feira (9), às 11h (6h no horário de Brasília), na Capela Sistina, da primeira missa do papa Leão XIV com o colégio cardinalício. O cardeal pediu aos fiéis de São Paulo que rezem e acolham o novo pontífice.
“Cabe a nós acolher o novo papa como Sucessor de Pedro, como aquele que, de fato, o Espírito Santo inspirou para que fosse escolhido e, assim, está à frente da Igreja para ser aquele que confirma a todos na fé, na missão e mostra por onde vai o caminho da Igreja neste nosso tempo”, finalizou.