

Animal de Harry Potter? Veja nova espécie do Zoo de Berlim – Foto: Divulgação/@zooberlin/Instagram
O termo “animal de Harry Potter” tem sido usado pelos internautas para se referir à nova espécie exótica do Zoológico de Berlim.
O filhote de porco-formigueiro, também conhecido como porco-da-terra, nasceu no Zoológico de Berlim no dia 9 de abril. Na última semana, o perfil oficial do zoológico no Instagram compartilhou fotos do pequeno animal.
Animal de Harry Potter? Espécie é comparada ao elfo Dobby

Nova espécie do Zoo de Berlim é comparada ao elfo Dobby de Harry Potter – Foto: Divulgação/@zooberlin/Instagram
O “animal de Harry Potter” é o primeiro filhote da fêmea Memphis, de 6 anos, com o macho Kito, de 9, no zoológico. Desde o anúncio do nascimento, o filhote tem sido comparado ao elfo Dobby, personagem da saga britânica.
“Com um focinho, orelhas gigantes e garras fortes para cavar, ele parece uma mistura de tamanduá, porco e rato-toupeira pelado”, descreveu o zoológico de Berlim, pelo Instagram.
Segundo o zoo, o filhote pesa atualmente três quilos e já dobrou o peso desde que nasceu. O sexo do animal ainda não foi identificado. Se o filhote se desenvolver bem, será desmamado aos seis meses e pode crescer rapidamente, chegando a pesar até 65 quilos.

Animal do Harry Potter? Veja nova espécie do Zoo de Berlim – Foto: Divulgação/@zooberlin/Instagram
Os porcos-formigueiros, animais solitários e noturnos originários da África Subsaariana, são conhecidos por suas habilidades de caça excepcionais, utilizando seus narizes sensíveis para detectar cupins e formigas, que capturam com suas línguas de até 25 centímetros.
Com olfato e audição aguçados, os porcos-formigueiros conseguem se afastar rapidamente em situações de perigo. Além disso, são excelentes construtores de tocas, que são reutilizadas por várias outras espécies, como raposas-orelhudas e javalis.
Curiosamente, o nome científico do porco-formigueiro, Orycteropus afer, vem do grego e significa “pé escavador da África”. Eles são a única espécie pertencente à ordem Tubulidentata.