
Fenômeno foi capturado pelo Observatório Astronômico Araucária na madrugada de terça-feira (22). Dezenas de riscos luminosos cortaram o céu de Passo Fundo. Chuva de meteoros é registrada no Norte do RS
O céu de Passo Fundo, na Região Norte do Rio Grande do Sul, registrou uma chuva de meteoros Líridas na madrugada de terça-feira (22), a grande primeira do calendário celeste de 2025. O fenômeno aconteceu entre a meia-noite e as 5h e foi capturado pelo Observatório Astronômico Araucária.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Dezenas de riscos luminosos cortaram o céu. As Líridas nascem dos fragmentos deixados pelo cometa C/1861 G1 (Thatcher) e ganham vida quando esses detritos incendeiam a atmosfera terrestre. O ponto de origem, ou “radiante”, se localiza na constelação de Lira, visível nas madrugadas do hemisfério sul.
“A Líridas marca o início da temporada das grandes chuvas de meteoros do ano”, celebra a equipe do observatório. “É sempre emocionante ver os primeiros registros surgirem nas imagens e saber que estamos acompanhando, em tempo real, pequenos fragmentos de cometa cruzando nossa atmosfera”.
Diferente de edições anteriores, desta vez a Lua, em fase minguante, colaborou com um céu mais escuro — o que aumentou o contraste e favoreceu os registros, apesar das nuvens que vez ou outra estavam entre o céu e os olhos humanos.
Com outras chuvas previstas para os próximos meses, o céu de 2025 promete uma temporada digna de olhos atentos e corações acelerados.
O observatório espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, também registrou uma chuva de meteoros no céu do Rio Grande do Sul na terça-feira.
Chuva de meteoros é registrada no Norte do RS
Divulgação/ Observatório Astronômico Araucária
Como acompanhar chuva de meteoros
Conforme Fabricio Colvero, responsável pelo observatório espacial Bate-Papo Astronômico, o final de abril marca a passagem dessa chuva de meteoros, que é uma das mais antigas registradas pela humanidade, com observações que remontam há mais de 2,6 mil anos.
Segundo o pesquisador Andrei Roger de Lima, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), as Líridas ocorrem anualmente, geralmente entre os dias 16 e 25 de abril, com pico de atividade por volta do dia 22. Durante o pico, podem ser observados cerca de 10 a 20 meteoros por hora, em condições de céu limpo.
“A gente já teve alguns registros de Liridas, mas meteoros bem menores, bem pequenos. Nas próximas noites promete”, explica Colvero.
Dicas para observar, segundo a BRAMON:
Melhor dia: madrugada do dia 22 para o dia 23 de abril
Horário: entre 2h e 4h da madrugada
Local: escuro e longe da poluição luminosa, como em áreas rurais, zonas de serra, parques naturais e locais afastados de centros.
Clima: importante verificar a previsão meteorológica com antecedência. Céus limpos e baixa umidade são ideais para evitar a obstrução por nuvens
VÍDEOS: Tudo sobre o RS