

Estado e municípios decretam estado de luto pela morte do Papa Francisco – Foto: Reprodução/Wikimedia Commons/ND
A morte do Papa Francisco, na segunda-feira (21), causou comoção entre fiéis e organizações ao redor do mundo. Santa Catarina decretou luto oficial de três dias, e diversas cidades catarinenses se manifestaram sobre a perda do primeiro papa latino-americano da história.
A decisão foi anunciada pelo governador Jorginho Mello em seu perfil no Instagram. Na rede social, ele publicou uma foto em preto e branco do pontífice, acompanhada da mensagem: “Acabo de decretar luto de três dias, em homenagem ao Papa Francisco. Em respeito à Igreja e aos milhares de catarinenses católicos”.
Municípios catarinenses decretam luto pela morte do Papa e destacam seu legado de fé, justiça social e diálogo
Na tarde de segunda-feira (21), o Vaticano confirmou que o Papa Francisco morreu em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), seguido de insuficiência cardíaca. Nos últimos meses, ele enfrentava uma pneumonia bilateral que havia comprometido seus pulmões.
Por meio de notas oficiais e decretos municipais, cidades catarinenses exaltaram o legado do pontífice marcado pela simplicidade, pela defesa dos mais vulneráveis e pelo compromisso com o diálogo inter-religioso.
Florianópolis
A Prefeitura da capital catarinense instituiu 3 dias de luto pela morte do Papa. Em nota, destacou: “O município reconhece sua atuação em prol das pessoas, principalmente daquelas mais vulneráveis, dialogando com as diferentes religiões”.
Blumenau
A Prefeitura de Blumenau declarou luto oficial, destacando Francisco como o primeiro papa latino-americano da história. O município também enalteceu o esforço do Santo Padre “na união de todos os povos e crenças, valorizando o diálogo e a paz entre as diferentes religiões”.
Chapecó
Por meio de decreto publicado ainda durante o feriado de segunda-feira (21), Chapecó, no Oeste catarinense, oficializou o luto de três dias. Na noite de segunda-feira (21), a Catedral Santo Antônio, no Centro de Chapecó, celebrou uma missa especial em despedida ao Papa Francisco.
Criciúma
Criciúma expressou solidariedade à Igreja Católica e aos fiéis, ressaltando a “relevância de seu legado como líder espiritual de mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo”.

luto pela morte do Papa – Foto: Divulgação/Vatican News/ND
Em nota, o município descreveu Francisco como “chefe de Estado do Vaticano e defensor incansável da paz, da justiça social, do diálogo inter-religioso e da dignidade humana”.
Gaspar
Gaspar classificou o Papa como “um símbolo de humildade, diálogo e solidariedade”. O município foi o único a declarar sete dias de luto pela morte do Papa.
O prefeito Paulo Koerich afirmou que o gesto é uma forma de homenagear o Santo Padre. “Sua vida e obra inspiraram milhões de fiéis ao redor do mundo, inclusive em nossa cidade, de forte tradição católica”, declarou.
Indaial
O município de Indaial também decretou luto pela morte do Papa “em sinal de profundo pesar”. Em nota, destacou-se a humildade, coragem e amor ao próximo como marcas do pontificado. “Seu legado de compaixão, diálogo e justiça social continuará vivo nos corações de todos”.
Morro da Fumaça
O prefeito Eduardo Sartor Guollo, da cidade vizinha a Criciúma, ressaltou a atuação de Francisco em defesa dos mais pobres e seu impacto global. “Francisco foi uma voz ativa em defesa da justiça social e do diálogo. Sua liderança espiritual marcou uma geração e deixou um legado de fé, compaixão e coragem”.

Cidades destacam lutas de Francisco em notas de luto pela morte do Papa – Foto: Divulgação/Vatican News
O vice-prefeito, Davi Colonetti Pellegrin, também homenageou o pontífice, destacando seu papel nas discussões sobre o meio ambiente e o descrevendo como “grande inspiração e exemplo para as novas gerações”.
Siderópolis
A cidade de Siderópolis reconheceu Francisco como “defensor incansável da paz, da justiça social, da fraternidade entre os povos e da dignidade humana”. O município ainda o classificou como “um dos maiores líderes religiosos da história contemporânea”.
Timbó
Timbó aderiu ao luto oficial destacando a sintonia com o decreto estadual de luto pela morte do Papa. Em nota, o município ressaltou o impacto mundial do papado. “Sua liderança contribuiu para o fortalecimento do diálogo inter-religioso e da cooperação entre povos e nações”.
Tubarão
A cidade de Tubarão também lamentou a morte de Francisco, destacando sua humildade, coragem e defesa da paz e da justiça social. A Prefeitura expressou condolências à comunidade católica mundial “pela perda deste exemplo de fé e humanidade”.