Quem passou nos últimos dias pela avenida Osvaldo Reis, entre Balneário Camboriú e Itajaí, certamente percebeu o trânsito intenso acima do normal. O motivo das filas que têm causado “dores de cabeça” para quem segue no sentido Itajaí é uma obra da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás).
Conforme mostra o vídeo, gravado na última semana, as filas iniciam já na altura da Praia Brava e seguem um longo caminho até o Morro Cortado. As reclamações dos motoristas dão conta de que as obras ocorrem durante horários de pico, que normalmente já enchem as vias do local.
O que diz a SCGás sobre as filas
O ND Mais entrou em contato com a SCGás a respeito das filas geradas em razão das obras no morro. Em resposta, a companhia informou que está ciente da situação e enviou informações sobre o andamento das obras, que fazem parte da expansão da Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN) em Itajaí.
“Sendo um trecho considerado crítico em termos de mobilidade, as equipes da SCGÁS pretendem concluir essa etapa até o início da temporada, quando o fluxo de veículos aumenta. O projeto é essencial para garantir um fornecimento mais seguro e eficiente de gás natural, atendendo às crescentes demandas da região e impulsionando seu desenvolvimento econômico”, diz a companhia.
Ainda de acordo com a SCGás, o projeto é dividido em três fases que totaliza 28,3 km de tubulação e um investimento total previsto de R$ 12 milhões.
“Reconhecendo os transtornos causados por obras em vias de grande circulação, a SCGÁS está adotando uma série de medidas para minimizar os impactos no trânsito, especialmente nos horários de pico. As equipes ajustaram a realização dos trabalhos de modo a evitar os períodos de maior movimento, postergando o início e adiantando o encerramento, tentando evitar congestionamentos intensos no trecho em obras, sem prejudicar a produtividade”, continua.
A companhia enfatiza, ainda, que se utiliza de técnicas de construção de baixo impacto para reduzir a necessidade de abertura de valas, além de acelerar a implantação da rede especialmente neste trecho.
“O método não destrutivo (MND), que permite a perfuração guiada por sondas, limita a abertura de valas apenas aos pontos de início e fim de cada segmento. De modo a dar ainda mais celeridade, a SCGÁS está buscando ampliar a distância entre as perfurações, promovendo um progresso mais rápido e eficiente das obras, quando as condições de solo são favoráveis”, diz o comunicado.
Por fim, a SCGás informou que as obras são feitas dentro do horário padrão que a companhia atua, em conformidade com as exigências de segurança para a construção de um gasoduto de distribuição de gás natural. “Trabalhar durante em período diurno assegura melhores condições de visibilidade, descanso e segurança para os colaboradores, além de reduzir os riscos à integridade da rede”, finaliza a argumentação.
O portal também pediu posicionamento da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran), que respondeu: “Eles (SCGás) nos comunicam sobre as obras de expansão da rede e realizam o trabalho conforme o cronograma estabelecido pela empresa. A Codetran exerce seu papel e dever no auxílio os motoristas na sinalização para garantir a segurança dos cidadãos”.