

Cozinha aberta ou fechada? Revista de arquitetura pontua as vantagens e desvantagens de cada uma – Foto: Gonzalo Botet/Revista Interiores/ND
Se você está pensando em reformar a cozinha, decidir se a quer aberta ou fechada pode ser uma questão. Para quem vive em apartamento pequeno ou deseja aproveitar um espaço amplo onde todas as atividades possam acontecer de forma mais social, a cozinha aberta pode ser a melhor opção.
Por outro lado, as cozinhas tradicionais, separadas por portas ou paredes, são a escolha ideal para quem busca privacidade e quer isolar os odores, embora, hoje, existam estruturas semifechadas e atualizadas com muito estilo.
Agora, se você continua em dúvida, descubra aqui as vantagens e desvantagens das cozinhas abertas e fechadas, segunda a revista espanhola de arquitetura, Interiores.
As 3 grandes vantagens da cozinha aberta
- Maior sensação de amplitude: um dos principais motivos pelos quais as cozinhas abertas são tão populares nos últimos anos é porque proporcionam uma maior sensação de espaço, especialmente em apartamentos pequenos. Ao eliminar as paredes, a luz circula livremente e, quanto mais iluminação, maior o ambiente parece. Por isso, são perfeitas para quem não tem muitos metros quadrados disponíveis.
- Estimula conexões familiares e sociais: cozinhar enquanto seus filhos estão sentados à mesa ou enquanto seus convidados tomam uma taça de vinho são cenas mais fáceis de compartilhar em uma cozinha aberta. São ideais para quem tem uma vida social ativa ou para famílias que desejam passar mais tempo juntas no café da manhã, almoço e jantar.
- Mais flexibilidade na distribuição do espaço: com uma cozinha aberta, temos mais liberdade para organizar os móveis e definir as áreas do ambiente, já que não há paredes ou portas que limitem. Para dividir visualmente os espaços, pode-se usar uma ilha como separador entre a cozinha e a sala, ou colocar a mesa de jantar entre as duas áreas, por exemplo.

Cozinha aberta, com bancada para separar os ambientes – Foto: R de Room/Revista Interiores/ND
Desvantagens da cozinha aberta
- Você não conseguirá evitar ruídos e odores por todo o espaço: sem paredes nem portas, os cheiros e os sons se espalham facilmente pelo ambiente aberto. Mesmo com eletrodomésticos silenciosos, você ainda ouvirá o barulho da coifa ou da máquina de lavar se ela estiver na cozinha.
- Maior exigência de organização e limpeza: com uma cozinha aberta, o que está desorganizado fica visível, inclusive para quem está na sala. Durante as refeições, todo o movimento e bagunça da cozinha ficam à mostra. Ou seja, exige-se um nível maior de ordem e limpeza constante.
- Menos privacidade: se você gosta de cozinhar em silêncio ou de relaxar na sala vendo TV, a cozinha aberta pode não ser a melhor escolha. Embora facilite a supervisão das crianças, ela limita os momentos de privacidade ou espaço individual.
As 3 vantagens da cozinha fechada
- Mais espaço para armazenar coisas: mesmo que pequena, uma cozinha fechada permite melhor aproveitamento vertical das paredes, oferecendo mais espaço para armários e até para eletrodomésticos embutidos em altura.
- A cozinha pode ser isolada quando necessário: com uma cozinha fechada, é possível fechar a porta e impedir, por exemplo, que crianças pequenas entrem enquanto você cozinha. Além disso, se você não teve tempo de arrumar tudo para receber visitas, ninguém verá a bagunça da cozinha.
- Menos fumaça, ruídos e odores: as cozinhas fechadas são ideais para isolar a sala de estar ou de jantar da fumaça, dos odores e dos ruídos típicos da cozinha. Assim, você não precisa ouvir o forno ou a fritadeira funcionando, nem arejar a casa toda se algo queimar.

Exemplo de cozinha fechada – Foto: Giulia Maretti/Revista Interiores/ND
Desvantagens a se considerar
- Espaços estreitos e pequenos: geralmente, cozinhas fechadas são pequenas e estreitas, com pouco espaço para refeições. Muitas vezes, passam uma sensação claustrofóbica. Uma dica para amenizar isso é optar por portas de correr ou de vidro, que permitam a entrada de luz.
- Limitadas por portas e janelas: cozinhas fechadas oferecem menos possibilidades para a disposição dos móveis, já que é preciso considerar as janelas e portas na hora de organizar o espaço. Por isso, o formato mais comum é o em “L”, que permite melhor aproveitamento dos metros disponíveis.
- Menos espaço para sentar: em cozinhas fechadas, há menos espaço para instalar uma ilha, uma bancada para café da manhã ou refeições rápidas. E pensar em uma mesa então… mais difícil ainda! Isso significa que o jantar precisa ser feito em outro cômodo, um pouco afastado da cozinha.