Como clarear os dentes de forma segura é uma das principais preocupações estéticas para muitos. Especialistas ensinam a obter um sorriso mais branco sem a necessidade de visitas frequentes ao dentista.
De acordo com Irene Esteve, odontóloga e especialista em estética dentofacial, o sorriso representa 70% da estética facial. No entanto, muitas pessoas acabam não mostrando os dentes por vergonha de eles não serem tão brancos.
Em entrevista ao portal Esquire, profissionais de odontologia revelaram métodos caseiros de clareamento que funcionam e não colocam em risco a saúde dental.
Como clarear os dentes em casa
“Existem muitos boatos virais de como clarear os dentes. Alguns não têm nenhum tipo de eficácia, como esfregar casca de banana, e outros, como usar bicarbonato ou limão, apresentam o risco de danificar os dentes, principalmente o esmalte, e também as gengivas”, alerta Beatriz de Tapia, periodontista, membro da diretoria da Sociedade Espanhola de Periodontia para o portal Esquire.
Confira os métodos:
- Pastas clareadoras: as pastas clareadoras são uma alternativa prática e acessível para quem deseja clarear os dentes em casa. Além de oferecerem os benefícios de limpeza e higiene, essas pastas contêm ingredientes específicos que ajudam a remover manchas superficiais e a restaurar o brilho natural dos dentes.
- Tiras clareadoras: as tiras clareadoras são finas películas que contêm agentes clareadores e são aplicadas diretamente sobre os dentes. Elas são eficazes para recuperar a cor natural dos dentes e restaurar o tom original do esmalte. “Não são abrasivas, pois não contêm peróxido e são seguras até para dentes mais sensíveis”, explica a dentista Laura Gil-Vernet.
- Kits clareadores: os kits clareadores incluem moldes protetores e um gel clareador, que juntos oferecem uma solução mais intensiva para clareamento dental em casa. Quando utilizados corretamente, os kits podem proporcionar um resultado significativo e duradouro.
Porém, a farmacêutica Arantxa Sainz de los Terreros faz um aviso sobre os kits clareadores. “Esse tipo de produto apresenta o inconveniente de que, como os moldes protetores não são específicos para cada pessoa, podem causar um efeito clareador irregular, irritação gengival ou sensação de dor, ou até mesmo uma ingestão acidental do produto clareador”, revela.
Antes de começar qualquer tratamento caseiro, como clarear os dentes, especialistas aconselham a procurar um profissional da área para poder fazer um tratamento correto e seguro.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.