Professor do interior de SP viraliza ao ensinar músicas brasileiras para crianças nos EUA: ‘De Cai Cai Balão a Sandy & Junior’


Vídeos de Liel Vini, natural de Promissão, somam mais de 27 milhões de visualizações ao mostrar crianças americanas cantando músicas folclóricas e sucessos da MPB. Professor do interior de SP viraliza ao ensinar músicas brasileiras para crianças nos EUA
Um brasileiro, professor de música nos Estados Unidos, viralizou nas redes sociais com vídeos ensinando músicas da cultura brasileira para crianças americanas. Os vídeos, com repertórios que vão de músicas folclóricas como Cai Cai Balão e Alecrim Dourado, até sucessos de Sandy e Junior, já contam com mais de 27 milhões de visualizações. (Assista acima)
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Liel Vini, nome artístico de Eliel Vinícius dos Santos Rodrigues, nasceu em Promissão, no interior de São Paulo, mas já trabalha como professor de música em Atlanta, Geórgia, nos Estados Unidos, há mais de 10 anos.
Em entrevista ao g1, o professor de 30 anos contou que não esperava a repercussão e que os primeiros vídeos foram postados de forma despretensiosa, por recomendação de seus familiares, que receberam o material antes de ele circular nas redes.
“Eu fiquei surpreso, porque é algo muito corriqueiro do meu dia a dia. As crianças estavam agitadas então a gente decidiu cantar, e naquele momento eu senti uma alegria gigante pelo que eu faço e me gravei. Eu mandei para minha mãe, ela pediu para mandar para o meu irmão, e então postei no Instagram. Eu não pensei, foi um acidente muito bacana”, lembra Liel.
Professor do interior de SP viraliza ao ensinar músicas brasileiras para crianças nos EUA
Reprodução
Com pouco tempo de publicação, milhares de pessoas já haviam compartilhado os vídeos, que são gravados mostrando apenas Liel e o violão, como forma de preservar a identidade das crianças, com idades entre 8 e 9 anos.
O brasileiro explica que sua teoria para o sucesso das publicações pode ser resumida em três tópicos: a surpresa ao ver crianças americanas cantando músicas brasileiras, a afinação dos alunos e o sentimento de nostalgia que as canções despertam em quem assiste — muitas vezes músicas e parlendas que marcaram a infância.
“O Brasil tem um orgulho muito grande da sua cultura, então as pessoas ficam encantadas com o fato de crianças americanas dessa idade conseguirem cantar tão afinadas em português. Mas o outro fato é que eu acho que esses vídeos estão apelando para a memória e a saudade das pessoas da nossa idade da infância”, explica.
Initial plugin text
🌎 Cultura brasileira na escola americana
Nos Estados Unidos, as escolas são divididas em três grupos: particulares, públicas e independentes — como a em que Liel atua. Nelas, as aulas são mais livres, sem cobranças de provas, e com grande valorização da cultura e da arte.
Além disso, a filosofia da escola onde o brasileiro trabalha busca valorizar cada aluno de forma individual, já que muitas das crianças para quem ele dá aula são imigrantes ou filhos de imigrantes de diferentes nacionalidades.
Liel Vini é professor em uma escola independente em Atlanta, nos Estados Unidos
Arquivo pessoal
O repertório ensinado por ele inclui músicas em inglês, espanhol, coreano e português, idioma escolhido para explorar sua própria cultura com os alunos.
“Eu coloco músicas em vários idiomas, não somente português. Tento focar em outras línguas, especialmente línguas que são representadas na sala, como o espanhol e o coreano, que tenho alunos até da Coreia do Sul”, conta.
A iniciativa tem sido muito bem recebida por pais e estudantes.
“É uma alegria imensa. Eu tive alunos que foram para o Brasil com os pais por causa das minhas aulas, além das crianças que começaram a aprender português por fora. Tem uma aluna que os pais são portugueses e uma amiguinha começou a aprender o idioma só para falar com ela”, explica.
Alunos aprenderam português por influência do professor, Liel Vini
Arquivo pessoal
🎼 Carreira musical
Liel se mudou para os Estados Unidos aos 20 anos, ainda durante a faculdade de música, cursada em uma universidade particular de Bauru (SP), para fazer um intercâmbio de seis meses. Desde então, não voltou a morar no Brasil.
Ele lembra que começou a dar aulas ainda como universitário, como forma de melhorar seu inglês.
“Na esquina da casa em que eu morava tinha uma escola de ensino fundamental. E um dia deu a louca e eu passei lá e falei que queria me voluntariar nas aulas de música só para eu ouvir a professora falando inglês, e eles disseram que sim”, lembra.
“Quando chegou no final daquele período, a professora estava grávida e decidiu que não queria voltar a dar aula. Então a escola precisava de um professor de música. Me colocaram para fazer o meu estágio no último semestre da faculdade, ao mesmo tempo em que eu já estava dando aula para as crianças. E daí permaneci naquele trabalho por quatro anos e depois mudei para a escola onde eu estou hoje”, completa.
Primeira sala de aula onde Liel Vini foi professor nos Estados Unidos
Arquivo pessoal
Paralelamente às aulas, Liel Vini também compõe e grava músicas, um desejo que carrega desde a infância, quando começou a cantar na igreja por influência da avó.
Em 2020, lançou seu primeiro álbum com músicas em inglês, e em 2025 tem previsto um novo álbum, que já teve singles lançados, com músicas em português e inglês — todas disponíveis nas principais plataformas de streaming.
“Esse novo álbum vai ter um mix de música em português e músicas em inglês. O que eu acho mais interessante é que ele vai combinar elementos da música brasileira com a música americana, especificamente a música de Atlanta, que é onde eu moro”, finaliza.
Professor do interior de SP viraliza ao ensinar músicas brasileiras para crianças nos EUA
Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.