Vereador expõe caso dos ônibus nos morros de Florianópolis: ‘estão esperando uma tragédia?’

O atual estado de conservação dos ônibus que transitam em Florianópolis virou motivo de preocupação entre os cidadãos da Capital. O tema foi pauta na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, na última semana, em questão levantada pelo vereador Jeferson Backer (MDB).

Situação exposta na sessão da Câmara de Vereadores de Florianópolis, na última semana - Divulgação/ND

1
2

Situação exposta na sessão da Câmara de Vereadores de Florianópolis, na última semana – Divulgação/ND

Ônibus que faz a linha Morro do Horácio, mais uma vez, com problemas nos freios; perigo pelos Morros de Florianópolis - Divulgação/ND

2
2

Ônibus que faz a linha Morro do Horácio, mais uma vez, com problemas nos freios; perigo pelos Morros de Florianópolis – Divulgação/ND

O vereador, em seu espaço na tribuna, chegou a falar em tom de alerta: “Estão esperando acontecer uma tragédia?” já que os veículos percorrem os íngremes morros da Capital, geralmente, abarrotados.

Em explanação, o parlamentar mostrou vídeos e imagens de um ônibus que, antes de descer o Morro do Horácio, pela rua Antônio Carlos Ferreira, perdeu os freios.

O motorista precisou “jogar” o veículo contra um canteiro para evitar que o coletivo, que estava lotado, descesse desgovernadamente.

O vereador revelou que esse caso foi apenas mais um em um problema que tem sido recorrente em morros da cidade como, por exemplo, o Quilombo e a Serrinha.

Em contato com o Consórcio Fênix, a explicação é que por se tratar de um contrato de concessão, qualquer posicionamento passa pela prefeitura.

Questionada, por meio de nota, a prefeitura explicou que “os veículos passam por revisões periódicas e as garagens contam com equipes de manutenção para atender eventuais necessidades da frota”.

Idade da frota

Outro ponto levantado sobre o tema diz respeito às condições da frota, atualmente, onde o município explicou que a “escolha” dos veículos passa pelas “necessidades para atender a demanda e as características dos itinerários, logo vias, inclinações, ocupações e obstáculos”.

Segundo o contrato de concessão, a idade máxima dos veículos é de 18 anos e a idade média é de nove anos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.