
8º Festival da Moqueca Capixaba será realizado em Iriri, no Sul do Espírito Santo, entre os dias 5 e 8 de setembro. Até a culinária japonesa será adaptada com um hot philadelphia feito de moqueca de camarão. Moqueca capixaba produzida no Festival da Moqueca Capixaba em Anchieta, Espírito Santo
João Alexandre/Divulgação
O mais famoso prato da cultura e culinária do Espírito Santo vai ganhar sua maior versão. Um evento gastronômico em Iriri, em Anchieta, no Sul do estado, promete produzir a “maior moqueca capixaba feita em panela de barro do mundo”, segundo os organizadores. Depois de pronta, ela terá 600 quilos.
Mas o evento, como nas edições anteriores, terá outros pratos curiosos, como um hot Philadelphia também feito de moqueca.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O 8º Festival da Moqueca Capixaba será realizado entre os dias 5 e 8 de setembro. Para cozinhar a moqueca, será necessária uma panela de tamanho especial, que será confeccionada pela Associação das Paneleiras de Goiabeiras, em Vitória. O recipiente gigante terá 1,15 metro de diâmetro.
A preparação da moqueca vai levar cerca de 300 kg de peixe cherne, 180 kg de tomates maduros, 90 kg de cebola, 3 kg de alho, 60 litros de azeite de urucum, 600 maços de coentro, 300 maços de cebolinha, 1 litro de suco de limão e sal a gosto.
Moqueca capixaba produzida no Festival da Moqueca Capixaba em Anchieta, Espírito Santo
João Alexandre/Divulgação
Durante o evento, os visitantes poderão comprar uma mini panela de barro no valor de R$ 50, que será servida com uma porção da moqueca e arroz e pirão. Mais de 6 mil visitantes são esperados no festival.
“Nós escolhemos a moqueca como prato principal do evento porque ela é o ícone da culinária capixaba. Então, nós vimos um potencial não só econômico, como de turismo, porque quando começamos, a nossa ideia era só movimentar o balneário. Porém, ficou tão grande que hoje nós temos esse festival como o maior evento do Balneário de Castelhanos”, explicou Néia Dalbon Porto, presidente da Associação Castelhanos em Ação, organizadora do evento.
Sushi de moqueca
Nos últimos três anos, o evento tem surpreendido os paladares aventureiros com pratos inusitados. As receitas incluíram pastel e hambúrguer, ambos feitos de moqueca. Este ano, a inovação ficou por conta de uma parceria com um restaurante japonês, que combinou o tradicional prato da culinária capixaba com toques da gastronomia oriental.
Hot philadelphia feito de moqueca de camarão em Anchieta, Espírito Santo
João Alexandre/Divulgação
A novidade deste ano é o hot Philadelphia de moqueca de camarão, criado especialmente para o evento. O prato é uma fusão entre a moqueca de camarão capixaba com o shari (arroz utilizado no preparo do sushi), alga nori e cream cheese.
“O maior desafio que encontramos para preparar esse novo hot foi a elaboração de uma moqueca mais consistente para utilizar como recheio do sushi e a nivelação dos sabores entre os temperos, o camarão e o arroz”, revelou Fabio de Almeida, proprietário do Taiyo Sushi Bar.
O hot Philadelphia de moqueca de camarão será lançado no dia 5 de setembro no estande do restaurante no festival. Depois, o prato será adicionado ao cardápio oficial do estabelecimento.
Modo de preparo da moqueca
Numa panela de barro pré-aquecida, refogue no óleo de urucum a cebola, o tomate picado em cubos e o alho espremido. Nessa “cama” preparada pelos temperos, coloque o cherne previamente temperado com sal, cobrindo com mais tomate, cebola e cheiro-verde (coentro e cebolinha).
Depois, regue com limão e feche a panela para que o peixe e os temperos soltem caldo. Importante: não se coloca água em moqueca capixaba. O caldo vem dos próprios ingredientes.
Após um período entre 3 e 5 minutos, dependendo do peixe e do tamanho da moqueca, vire as postas de peixe delicadamente usando espátulas ou colheres grandes. Deixe completar o cozimento (aproximadamente o mesmo tempo) aproveitando para corrigir o sal e o limão.
Para finalizar o prato, regue com azeite de oliva e coloque cheiro-verde por cima. A cebolinha pode até ser opcional, mas o coentro é parte fundamental da moqueca capixaba.
Programação
Dia 5
8h às 17h – Atividades de Educação Ambiental com o Iema e Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta; visitas à Trilha da Moqueca e Mostra de Filmes Combiousa;
16h às 19h – Oficina de Panela de Barro com Paneleiras de Goiabeiras;
19h às 21h – Apresentação Cultural com Os Brandarinos;
21h às 23h – Show com Gustavo Ribeiro.
Dia 6
8h às 16h – Atividades de Educação Ambiental com o Iema e Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta; visitas à Trilha da Moqueca e Mostra de Filmes Combiousa;
16h às 19h – Oficina de Panela de Barro com Paneleiras de Goiabeiras;
17h às 18h – Encontro Clube Capixaba;
19h às 20h – Preparo do Moquecão;
20h às 22h – Show com Gardênia Marques – Projeto Capixabices;
22h à 0h – Show com Trio Maracá.
Dia 7
8h às 10h – Caminhada “No Cheiro da Moqueca”;
10h às 12h – Preparo do Moquecão;
12h as 14h – Show com Ananda e Vanessa: Show Sorte;
14h às 15h – Aula Show Kids de Óleo de Urucum: Chef Indígena Dona Zilma;
15h às 18h – Moquecão Cultural;
19h às 21h – Show com Lore Dalvi;
22h à 0h – Show com Banda Som e Cia.
Dia 8
10h às 11h – Abertura do pavilhão;
11h às 14h – Show com Charlin Vieira;
15h às 16h – “Beleza não tem Idade nem Medida”;
16h às 19h – Show com Gabriel Rezzende;
19h às 20h – Encerramento do Evento.
Serviço
8º Festival da Moqueca Capixaba
Quando: 5 a 8 de setembro;
Onde: Balneário de Castelhanos, em Anchieta. Avenida Beira Mar, Praia de Castelhanos;
Mais informações: (27) 98888-3593;
O evento é aberto ao público.
*Bruno Nézio é aluno do 27º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Este conteúdo foi editado pelo editor Vitor Ferri.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo