Irmã de ministra da eucaristia que morreu em queda de avião lamenta tragédia: ‘Era meu braço forte’

Maria Auxiliadora Vaz de Arruda, de 74 anos, era professora aposentada, morava em Guaratinguetá e é uma das 61 vítimas do acidente de avião, que caiu em Vinhedo (SP) nesta sexta-feira (9). Ela e o marido morreram no acidente. Maria Auxiliadora Vaz de Arruda estava no avião que caiu em Vinhedo
Arquivo pessoal
q
Uma mulher generosa, de fé e que dedicou sua vida ao cuidado e ao ensino de milhares de crianças. A notícia do falecimento da idosa de Guaratinguetá (SP), que morreu na queda do avião em Vinhedo (SP), nesta sexta-feira (9), abalou a família e a comunidade católica a qual ela pertencia.
Maria Auxiliadora Vaz de Arruda, de 74 anos, foi professora por mais de 50 anos, atuando na rede municipal de ensino e também na educação de crianças atípicas na Apae. Católica, a idosa era ministra da eucaristia há mais de 20 anos, sendo uma pessoa atuante na igreja.
Maria Auxiliadora, conhecida como tia Dora, estava acompanhada do marido, José Cloves Arruda, de 76 anos, na aeronave, que tinha 61 pessoas a bordo. Ninguém sobreviveu.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em entrevista à TV Vanguarda, uma das 10 irmãs de Maria Auxiliadora, a aposentada Zélia Maria Alves Vaz, afirmou que tinha relação próxima com a idosa, que não sobreviveu ao acidente aéreo.
“Ela era sensata. Quando eu precisava de um braço forte, era nela que eu me apoiava.”
“Da mesma forma que a Dora tinha tanta piedade e tanto amor, eu também tenho isso no coração. Sei que ela está em Deus. Tenho fé suficiente para saber disso”, completou Zélia.
De acordo com ela, Maria Auxiliadora e Cloves estavam no Paraná – de onde saiu o avião – para visitar a filha, que trabalha como professora em uma universidade do estado.
“Estavam de férias, retornando (para casa). A filha é professora na Universidade de Toledo, no Paraná. É filha única. Os pais tinham um carinho enorme por ela. Então nas férias eles iam para lá ou ela vinha para cá. Eles passearam bastante lá e hoje a minha filha disse que caiu um avião que vinha do Paraná e parece que a Tia Dora e o Tio Cloves estavam no meio”, lembra a idosa.
Casal de Guaratinguetá que morreu em queda de avião é homenageado em missa
Lucas Rodrigues/TV Vanguarda
A aposentada comentou também sobre as homenagens que o casal tem recebido. Nesta sexta-feira, a Paróquia São Pedro Apóstolo de Guaratinguetá, onde os idosos atuavam, fez uma missa para eles.
“Maravilhoso. É sinal de amizade e de carinho por eles. Isso conforta muito. Ela vai receber muitas homenagens, porque foi muito querida na Apae também. Ela tinha um amor imenso pelas crianças da Apae.”
A família ainda não sabe quando vai receber os corpos dos idosos para fazer o velório e o sepultamento.
LEIA TAMBÉM:
Casal de idosos de Guaratinguetá estava em avião que caiu no interior de SP
Casal enviou foto de dentro da aeronave para a filha momentos antes do acidente
Casal é homenageado em missa: ‘Vão fazer falta’
Morador de Jacareí que estava voltando de viagem a trabalho está entre as vítimas de avião que caiu
A informação de eles estavam no avião foi confirmada pela Voepass Linhas Aéreas, que divulgou a lista de passageiros da aeronave no final da tarde desta sexta-feira (9).
Maria Auxiliadora Vaz de Arruda, de 74 anos, e José Cloves Arruda, de 76 anos, estavam no avião que caiu em Vinhedo (SP).
Arquivo pessoal
De acordo com familiares, o casal havia avisado pela manhã que estava embarcando nesse voo. Os idosos estavam visitando parentes em Cascavel (PR), e retornavam para São Paulo.
Ainda não se sabe a causa da queda da aeronave. A companhia aérea Voepass afirmou em nota que o avião que caiu estava apto a voar e sem restrições. Esse é o acidente aéreo com o maior número de vítimas desde a tragédia da TAM, em 2007 no Aeroporto de Congonhas, quando houve 199 mortos.
Veja local da queda de avião em Vinhedo, interior de SP
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação de Guaratinguetá lamentou profundamente o falecimento da professora Maria Auxiliadora Vaz de Arruda.
“Conhecida carinhosamente como Tia Dora, trabalhou como coordenadora de Educação Física na Oficina Pedagógica com zelo e dedicação, encantando a todos com quem se relacionou, até sua aposentadoria em 2021. A perda de Tia Dora e seu marido é irreparável. Nossos sentimentos a familiares e amigos”, diz trecho da nota.
Segundo a prefeitura, Maria Auxiliadora ingressou na Prefeitura em abril de 1972 e se aposentou em janeiro de 2021. Ela foi coordenadora de Educação Física na Oficina Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de 2013 até 2021.
Nas redes sociais, a Arquidiocese de Aparecida lamentou a morte do casal. “Unidos em preces, rogamos a Deus pelo descanso eterno desses nossos irmãos e pelo conforto dos familiares e amigos. Estendemos nossas preces por todas as outras vítimas dessa tragédia. Que Deus os receba na alegria do Seu Reino”, lamentou a diocese em trecho da nota.
Igreja de Guaratinguetá homenageia casal da cidade que morreu em queda de avião em SP
Vista aérea do avião que caiu em Vinhedo
Reprodução/TV Globo
Avião que caiu em Vinhedo, SP, ficou destruído
Arquivo pessoal
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.